Pelegrina Castle

Sigüenza, Guadalajara - Spain

O “Castelo de Pelegrina” (em castelhano: “Castillo de Pelegrina”) localiza-se na localidade de Pelegrina, no município de Sigüenza, província de Guadalajara, Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha, na Espanha.

História

No contexto da Reconquista cristã da região em 1124, foi restaurada a Diocese de Sigüenza. Afonso VII de Leão (1126-1157) doou Pelegrina ao bispado seguntino como recompensa pela ajuda dada na conquista pelo seu primeiro bispo, Bernardo de Agén.

A tranquilidade da aldeia tornava-a propícia ao retiro espiritual e ao repouso, o que motivou, no final do século XII, a Diocese a considerar a construção de um castelo para esses fins, tendo presente o receio dos avanços e recuos da fronteira entre cristãos e muçulmanos.

O contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) o castelo foi incendiado em 1710. Posteriormente reconstruído, no contexto da Guerra Peninsular (1808-1814) testemunhou diversos combates entre as forças guerrilheiras de Juan Martín Díez, “El Empecinado” e as tropas napoleónicas, até que estas últimas, em retirada, o fizeram explodir em 1811, deixando-o em ruínas.

Em ruínas, encontra-se declarado como “Bien de Interés Cultural” na categoria de “Monumento”, desde 1949, sob o n.º RI-51-0010726.

Características

Exemplar de arquitetura militar, do tipo roqueiro, no alto de um monte que domina o vale do rio Dulce.

Em cantaria de pedra apresentava planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno em que se inscreve) com cerca de 25 metros no seu eixo maior, e muralhas de 0,5 metros de largura por 8 metros de altura, amparas por diversas torres de planta cilíndrica. Na parte Norte ergue-se a torre de menagem, de planta quadrada, dividida internamente em dois pavimentos. Tinha a função de defesa do Portão de Armas, encimado por um arco de ferradura. Ao Sul, entre duas torres, rasgava-se uma segunda porta, de menores dimensões encimada por um arco de volta perfeita.

A defesa era complementada, pelo exterior, por uma barbacã.



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 15/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Pelegrina Castle


  • Castle





  • Spain


  • Semiconserved Ruins

  • National Protection
    Encontra-se declarado como “Bien de Interés Cultural” na categoria de “Monumento”, desde 1949, sob o n.º RI-51-0010726.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Guadalajara
    City: Sigüenza

    Calle Castillo, 13, 19268 Sigüenza, Guadalajara, Espanha


  • Lat: 41 -1' 11''N | Lon: 2 38' 23''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Pelegrina Castle