Tower des Castellar

Ciutadella de Menorca, Balearic Islands - Spain

A “Torre des Castellar” também referida como “Torre de Santandria” e “Torre de Sa Caleta”, localiza-se na cidade e município de Ciutadella de Menorca, ilha de Menorca, província das Baleares, Comunidade Autónoma das Ilhas Baleares, na Espanha.

História

No contexto da terceira ocupação britânica da ilha (1798-1802), foi erguida em 1799 com a função de defesa das enseadas das ilhas em apoio ao Castel Sant Nicolau, diante de um possível desembarque inimigo.

Nos termos da Lei n.º 16/1985, de 25 de junho, sobre o Património Histórico Espanhol, encontra-se inscrita no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha como "Bien de Interés Cultural" (BIC), na categoria "Monumento", desde 30 de novembro de 1993, sob o n.º RI-51-0008548.

Em nossos dias é de propriedade do “Ayuntamiento” de Ciutadella de Menorca.

Características

Exemplar de arquitetura militar.

É um exemplar único ante as demais de seu tipo, à época, considerada uma das mais completas quanto aos elementos auxiliares que a compõem, a saber:

- um fosso a envolve por completo;

- disposição diferente das aberturas para fuzilaria;

- galeria de contra-escarpa;

- capoeira de comunicação;

- parapeito saliente como um mata-cão;

Em alvenaria de pedra argamassada, revestida por cantaria aparelhada, apresenta planta circular e um corpo troco-cónico que se eleva a cerca de 8 metros de altura. Diferentemente de outras torres na região, à época, o seu acesso é feito através de uma capoeira localizada no fosso, que comunica a contraescarpa com o pavimento térreo. O fosso envolvente apresenta cerca de 6 metros de largura.

Por estar parcialmente oculta pelo terreno, não é inteiramente visualizada a partir do mar, aparentando ser um pequeno forte, o que potencializa a sua defesa.

Divide-se em dois pavimentos, a que se acrescenta o terraço. O pavimento inferior está a 1,5m abaixo do nível do fosso, e sob ele abre-se a cisterna que recolhe as águas pluviais da plataforma superior, e também as do fosso. O segundo pavimento destinava-se a quartel da tropa e cozinha, e o terraço destinava-se a plataforma de artilharia e parapeito de fuzilaria. A canhoneira encontra-se voltada ao Sul, para a Cala de Santandria. O parapeito envolvente, com 2 metros de largura, projeta-se para o exterior e, no interior, possui banqueta para os atiradores.



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 31/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Tower des Castellar

  • Torre de Santandria, Torre de Sa Caleta

  • Fortified Tower

  • 1799 (AC)




  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Nos termos da Lei n.º 16/1985, de 25 de junho, sobre o Património Histórico Espanhol, encontra-se inscrita no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha como "Bien de Interés Cultural" (BIC), na categoria "Monumento", desde 30 de novembro de 1993, sob o n.º RI-51-0008548.

  • Ayuntamiento de Ciutadella de Menorca

  • Ayuntamiento de Ciutadella de Menorca



  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Balearic Islands
    City: Ciutadella de Menorca

    Passeig de Sa Caleta, 20, 07769 Ciutadella de Menorca, Ilhas Baleares, Espanha


  • Lat: 39 -59' 11''N | Lon: 3 -50' 6''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Tower des Castellar