Scaligero Castle of Sirmione

Sirmione, Brescia - Italy

O “Castelo Scaligero de Sirmione” (em iltaliano: “Castello Scaligero di Sirmione” ou "Rocca Scaligera") localiza-se no centro histórico da comuna de Sirmione, na província de Bréscia, região da Lombardia, na Itália.

É um dos castelos mais completos e mais bem preservados da Itália.

História

A primitiva ocupação do local remonta, possivelmente, a uma fortificação romana.

A atual construção teve início em meados do século XIII, por determinação do “condottiero“ Leonardo ou Leonardino della Scala, “podestà” de Verona, que fundou a Casa Scaliger dos Senhores de Verona, com o nome de Mastino I della Scala (1259-1277). Os seus descendentes governaram a cidade até 19 de outubro de 1387 e por dez dias em 1404, período que constituiu a época de ouro da cidade. 

A função do castelo era a do controle defensivo e portuário, uma vez que a cidade de Sirmione, em posição fronteiriça, revestia-se de importância estratégica.

Cerca de um século mais tarde, o castelo foi ampliado e reforçado com dois pátios e uma fortificação independente, unida pela barbacã à principal. A partir de 1405, Sirmione ficou sob o controlo da Sereníssima República de Veneza, durante cuja dominação se desenvolveu novo trabalho de fortalecimento das estruturas defensivas. Foi nesse período que a doca adquiriu as suas atuais feições, embora se presuma que já houvesse uma primitova doca, provavelmente de madeira.

Sirmione manteve a sua importância estratégica até ao século XVI quando, por razões políticas, a fortificação de Peschiera del Garda foi modernizada.

Desde dezembro de 2014 o castelo é administrado pelo Ministero per i beni e le attività culturali através do Polo museale della Lombardia. Em dezembro de 2019 sedia a Direzione regionale Musei.

Características

Exemplar de arquitetura militar, no ponto mais estreito da Peninsula de Sirmione, no Sul do Lago Garda.

É banhado por todos os lados pelas águas do Lago Garda, e em um desses lados foi erguido, logo após a construção do castelo, a doca que outrora servia como local de abrigo da frota dos Scaliger.

As muralhas e as três grandes torres são caracterizadas pelos merlões gibelinos em cauda de andorinha distintivos dos castelos Scaligeros: atrás dessas três torres emerge o imponente “Maschio”, que se eleva a 47 metros de altura, sob o qual se encontravam as celas destinadas aos prisioneiros.

A fortificação era primitivamente acedida, tanto a partir do lado da cidade como do da aldeia, por pontes. Em nossos dias é possível fazê-lo apenas pela aldeia. Através de portas equipadas com eficazes sistemas defensivos, é possível aceder ao Portão Monumental, a partir do qual uma escadaria conduz a uma ponte levadiça. A partir daqui, através de um lance de 146 degraus, acede-se ao adarve que percorre o alto das muralhas e de onde se pode apreciar a doca. Esta, por sua vez, é defendida por torres que, no entanto, ao contrário das que se encontram no interior do castelo, não são caracterizadas pelos merlõues em cauda de andorinha, mas por uma estrutura simples em ponta de lança. Este recurso, juntamente com o uso de tijolos e pedras extraídas de áreas vizinhas, denotam um período diferente de construção. De um lado da doca situa um fosso externo que flui diretamente para o lago.

A lenda do castelo

Uma lenda local refere-se a um casal de jovens enamorados: Ebengardo e Arice. Ambos seguiam as suas vidas serenamente, até um dia, Elalberto, um cavaleiro venetiano da comuna de Feltre, pediu abrigo no castelo. Recebido pelo casal, o cavaleiro ficou embecido pela beleza da jovem, invadindo-lhe o quarto de madrugada. Aterrorizada, Arice começou a gritar, sendo esfaqueada por Elarberto. Ao mesmo tempo, Ebengardo acorria em socorro da amada, que encontrou já sem vida. Então, cego pela raiva, sacou de sua adaga e matou o assassino. A lenda afirma ainda que, até aos nossos dias, em noites de tempestade, pode-se ver a alma de Ebengardo vagueando pelo castelo, em busca de sua amada Arice.



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 11/03/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Scaligero Castle of Sirmione

  • Castello Scaligero di Sirmione, Rocca Scaligera

  • Castle





  • Italy


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection



  • +39 030 916468


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Italy
    State/Province: Brescia
    City: Sirmione

    P.za Castello, 34, 25019 Sirmione BS, Itália


  • Lat: 45 -30' 28''N | Lon: 10 -37' 29''E







  • Castelo Scaligero



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Scaligero Castle of Sirmione