Fort of Santa Cruz

A Guarda, Pontevedra - Spain

O “Castelo de Santa Cruz“ (em castelhano: “Castillo de Santa Cruz”) localiza-se na localidade de A Guarda, na província de Pontevedra, Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

Integra a rede de fortificações transfronteiriças do Baixo Minho, erguidas no contexto da Guerra da Restauração (1640-1668). O seu nome é uma homenagem a Don Álvaro de Bazán y Guzmán (Granada, 12 de dezembro de 1526 — Lisboa, 9 de fevereiro de 1588), 1.º marquês de Santa Cruz de Mudela, Grande de Espanha, 2.º senhor das vilas de Viso e Valdepeñas, comendador maior de León e de Villamayor, Alhambra e La Solana na Ordem de Santiago, membro do Conselho de sua Majestade Felipe II, capitão-general do Mar Oceano e da gente de guerra do Reino de Portugal.

História

O forte foi iniciado em 1663, sob o reinado de Filipe IV de Espanha (1621-1665), após a conquista de Goián pelas tropas portuguesas. Com projeto dos irmãos Carlos e Fernando Grunemberg, as obras desenvolveram-se com rapidez, estando concluídas cerca de 1664. Para o efeito, as forças espanholas recorreram ao reaproveitamento da pedra da muralha medieval da cidade. Não obstante esse esforço, a praça foi ocupada por forças portuguesas em 1665, sob o comando de João Manso. Sitiado o forte, foram abertas minas visando abrir brechas nas muralhas, vindo a sua guarnição a capitular após 8 dias. Esta era composta por um “tercio” de 500 homens, reforçado por 400 vizinhos e milicianos.

A ocupação portuguesa estendeu-se até 1668, quando, em cumprimento dos termos do Tratado de Lisboa (1668), que pôs fim a conflito, a Raia ficou assente no curso do Rio Minho.

Perdida a sua função estratégica, o forte caiu em abandono, vindo a arruinar-se.

No século XIX conheceu diversos usos, entre os quais o de fábrica de embutidos e de cerâmica.

Em 1995 foi declarado como “Bien de Interés Cultural” e a sua titularidade passou ao “ayuntamiento” de A Guarda. Entre 2012 e 2013 ele empreendeu intervenção de conservação e restauro da fortificação, no montante de 1.033.931,14 euros, envolvendo o fecho do seu perímetro com a reconstrução da face Sul do Baluarte de la Guía, a face Este do Baluarte de Santa Tecla, parte da cortina Sul da muralha, entre os baluartes de Santa Tecla e de San Sebastián assim como a face Oeste do Baluarte de San Sebastián. Construiu-se um passeio ao longo de todo o perímetro do forte.

Aberto ao público em 2013 como área de lazer e miradouro – para moradores e visitantes -, o espaço visava dar lugar ainda a um jardim botânico.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, sobre uma colina rochosa na cota de 73 metros acima do nível do mar, a curta distância da costa, na direção A Guarda-Baiona.

De planta trapezoidal, com baluartes nos vértices: Baluarte de la Cruz, Baluarte de San Sebastián, Baluarte de Santa Tecla e Baluarte de la Guía, com as respectivas guaritas, de planta circular, em cantaria de pedra, com cobertura em abóbada.

O acesso é feito pela Porta da Vila e pela Porto do Socorro. O seu interior encontra-se ajardinado, destacando-se camélias e eucaliptos. Uma edificação, erguida para o efeito, abriga um Centro de Interpretação das Fortalezas Transfronteiriças do Baixo Minho que apenas abre aos fins de semana.

A defesa era complementada, pelo exterior, por um fosso, hoje mais ou menos perceptível devido a utilização posterior do mesmo para fins agrícolas.



 



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 05/04/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Fort of Santa Cruz


  • Fort


  • 1664 (AC)

  • Carlos e Fernando Grunemberg


  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Pontevedra
    City: A Guarda

    Av. de la Republica Dominicana, 36780 A Guarda, Pontevedra, España


  • Lat: 41 -55' 44''N | Lon: 8 52' 23''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Santa Cruz