Forte de São Pedro de Jaraguá

Maceió, Alagoas - Brazil

O Forte de São Pedro de Jaraguá localizava-se na Enseada de Jaraguá, no bairro de mesmo nome, onde atualmente se inicia o cais do porto, no centro histórico de Maceió, litoral do Estado de Alagoas.

Segundo forte a ser erguido na Província após a Guerra Holandesa (1630-54), pelo governador Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, o seu nome foi uma homenagem ao Príncipe Regente, posteriormente Imperador D. Pedro I (1822-31). Embora SOUZA (1885) informe que se destinava à defesa do caminho de Maceió (op. cit., p. 89), destinava-se a cruzar fogos com o Forte de São João, iniciado em 1819, na defesa do porto de Maceió (GARRIDO, 1940:77).

Em faxina e terra (madeira, cf. GARRIDO, 1940:77), estava artilhado com 21 peças. O Comandante das Armas da Província de Alagoas, Coronel Joaquim Mariano de Oliveira Belo, em participação ao vice-Presidente em exercício da Província, Nóbrega de Vasconcelos, em 1828, comunicou a ruína desta estrutura defensiva. Em 1830, quando da inspeção das fortificações daquela Província, efetuada pelo Tenente-Coronel de Artilharia Francisco Samuel da Paz Furtado de Mendonça, este oficial observou que seriam necessários recursos da ordem de 12:543$760 réis para a sua recuperação, tendo em vista a regularidade com que ainda funcionava. O Ofício de 16/fev/1832 do Presidente da Província, Manoel Lobo de Miranda Henriques (1831-32), ao Ministério da Guerra, dando conta do estado das fortificações da Província, reportou que este forte, apesar de se encontrar em melhores condições que o vizinho Forte de São João, dispunha de nove peças de artilharia, embora apenas cinco se encontrassem montadas em seus reparos. O Ofício de 06/ago/1834 do Presidente da Província, Vicente Tomás Pires de Figueiredo Camargo (1833-34), ao Ministério da Guerra, informa que foram desarmados o Forte de São Pedro e o Forte do Espírito Santo, considerados inúteis e de dispendiosa manutenção, solicitando, para o atendimento às suas funções defensivas, um brigue de guerra em Jaraguá. Aparentemente transferida para o Ministério da Marinha, o seu Ministro, Conde de Lajes, insistiu para que se conservasse o Forte de São Pedro artilhado com quatro peças (18/jan/1837), tendo o Presidente da Província, Rodrigo de Souza Silva Pontes (1836-38), ponderado em resposta (jun/1837) a impossibilidade da sua recuperação, tanto pela carestia dos materiais, quanto pela falta de técnicos para os planos necessários. Complementava que o Forte de São Pedro não guardava apropriadamente a barra de Jaraguá, sendo preferível, para esse fim, restaurar o vizinho Forte de São João (GARRIDO, 1940:77-78).

SOUZA (1885) cita uma informação do General Antônio Eliziário [Tenente-general graduado Antônio Elzeário de Miranda e Brito] de 1841, confirmando-lhe a ruína, e atribuindo-lhe apenas sete peças. Mas esclarece que o Mapa de Fortificações do Império de 1847 apresenta-o como demolido, tendo estado armado com vinte e uma peças (op. cit., p. 89).

Já no período republicano, à época do governo do Presidente Floriano Peixoto (1891-94), cogitou-se erguer nova fortificação no local. Para esse fim, teria se chegado a armazenar materiais num barracão onde onde mais tarde seria instalada a Escola de Aprendizes Marinheiros, e onde de localizava a sede da Capitania dos Portos de Alagoas em 1940 (GARRIDO, 1940:78). O mesmo autor cita que, em 1925, o Capitão de Corveta Enéas Ramos, comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros, ao proceder obras de nivelamento do terreno a NE desse edifício, para a abertura de um campo de esportes, encontrou vestígios da antiga fortificação (op. cit., p. 78).

BARRETTO (1958) confirma que, à época (1958), o local abrigava a sede da Capitania dos Portos de Alagoas (op. cit., p. 159-161).



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte de São Pedro de Jaraguá
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de São Pedro de Jaraguá, que localizava-se na enseada onde hoje se inicia o cais do porto de Jaraguá, no centro histórico de Maceió, litoral do atual Estado de Alagoas, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_S%C3%A3o_Pedro_de_Jaragu%C3%A1

 Print the Related links

Contribution

Updated at 20/11/2008 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte de São Pedro de Jaraguá


  • Fort

  • 1822 (AC)

  • 1828 (AC)


  • Sebastião Francisco de Mello e Póvoas

  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Alagoas
    City: Maceió

    Localizado na Enseada de Jaraguá, no bairro de mesmo nome, onde atualmente se inicia o cais do porto, no centro histórico de Maceió, litoral do Estado de Alagoas.


  • Lat: 9 40' 36''S | Lon: 35 43' 14''W




  • Estava artilhado com 21 peças.

  • Apresentava-se em faxina e terra.





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de São Pedro de Jaraguá