Forte do Rio Doce

Olinda, Pernambuco - Brazil

O Forte do Rio Doce estava localizado à margem esquerda da foz do Rio Doce, ao norte de Olinda, no litoral do atual Estado de Pernambuco.

Fortificação citada por Bento (1971), que no contexto da Guerra Holandesa (1630-54), teria sido um dos locais onde se concentrou a primeira resistência portuguesa ao invasor, após a queda de Olinda e Recife (fev-mar/1630). Na realidade, tratou-se de uma linha defensiva ante as forças holandesas desembarcadas na praia do Pau Amarelo, em marcha sobre Olinda, com a missão de impedir ou retardar os invasores.

Rompida, os seus defensores recuaram para as portas de Olinda onde prosseguiram o combate, até à queda daquela capital. De acordo com o mesmo autor, em 1632, guiadas por Calabar, as forças holandesas teriam se apoderado da Vila de Igaraçú e do Forte do Rio Doce, que talvez seja mais correto classificar apenas como um simples reduto. Um projeto da estrutura encontra-se cartografada na "Demonstração da costa de Pernambuco da cidade de Olinda até Itamaracá", de autoria do Engenheiro Luis Francisco Pimentel, datada de 1702.

Ainda no século XVIII, o Governador e Capitão General da Capitania de Pernambuco, Luís Diogo Lobo da Silva, reforçou as fortificações do litoral pernambucano tendo erguido trincheiras no rio Doce para defesa da sua barreta e a passagem de sua ponte (Trincheiras feitas de faxina, estacaria e terra que por ordem do Ilmo., e Exmo. Sr. Luís Diogo Lobo da Silva, Governador e Capitão General das Capitanias de Pernambuco na sua presença mandou erigir no lugar do rio Doce [...], c. 1762. Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa) (IRIA, 1966:54, 57).



 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte do Rio Doce
Página da enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte do Rio Doce, que se localizava às margens da foz do rio Doce, ao norte de Olinda, no litoral do atual Estado de Pernambuco, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_do_Rio_Doce

 Print the Related links

Contribution

Updated at 21/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte do Rio Doce


  • Fort

  • 1630 (AC)




  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pernambuco
    City: Olinda

    Localizado às margens da foz do Rio Doce, ao norte de Olinda, no litoral do atual Estado de Pernambuco.


  • Lat: 7 57' 31''S | Lon: 34 49' 49''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte do Rio Doce