Forte Emília

Recife, Pernambuco - Brasil

O Forte Emília estava localizado na Ilha de Antônio Vaz, ao sul do futuro bairro de Santo Antônio em Maurits Stadt (a cidade Maurícia), atual Recife, no Estado de Pernambuco.

No contexto da Guerra Holandesa (1630-54), após o assalto português às recém-iniciadas obras do Forte Frederik Hendrik em ago/1630, as forças holandesas decidem erguer um reduto auxiliar, a cerca de 400 m ao sul deste forte denominando-o Forte Emília (ou Forte Amélia). Esta estrutura de campanha inscreve-se no contexto da conquista da região de Afogados (1632-33), ao sul do Recife de Olinda, perdendo importância para as fortificações vizinhas - o Forte Príncipe Guilherme ao sul, e o Forte Frederik Hendrik ao norte.

Figura na obra de Souza (1885) como Forte Milhou ou Hornaveque. A seu respeito, Nassau, no "Breve Discurso" de 14/jan/1638, sob o tópico "Fortificações", esclarece: "(...) o Forte Emília, situado na Ilha de Santo Antônio [Antônio Vaz], construído diante dos hornaveques do Forte Frederik Hendrik, mas foi também abandonado por inútil e mandou-se arrasá-lo. "No mapa "A Cidade Maurícia em 1644", de C. B. Golijath em Barleus, esse local ao sul do "Castrum Fr. Henrici "está denominado "Amélia", sobre a praia na altura da foz no Rio dos Afogados.

Curiosamente, Bento (1971) informa ter sido o Forte Amélia conquistado pelas forças portuguesas combinadas do Mestre-de-Campo André Vidal de Negreiros (1606-80) e do Sargento-mór Antônio Dias Cardoso, a 22/jan, quando da ofensiva final ao Recife (jan/1654), confundindo-o com o Forte Frederik Hendrick (Forte das Cinco Pontas).



 

Bibliografías relacionadas 


 Imprima Bibliografías relacionadas



Links relacionados 

Forte Emília
Página da enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de Emília, mais propriamente Forte Amália, também denominado como Forte Milhou ou simplesmente Hornaveque, que se localizava na ilha de Antônio Vaz, ao sul do futuro bairro de Santo Antônio em "Maurits Stadt" (a cidade Maurícia), atual cidade do Recife, no litoral do Estado de Pernambuco, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_Em%C3%ADlia

 Imprima Links relacionados

Contribuciones

Actualizado en 21/05/2013 por el tutor Roberto Tonera.

Con la contribución de contenidos de: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte Emília

  • Forte Amélia; Forte Milhou; Forte Hornaveque

  • Fuerte

  • 1630 (DC)




  • Holanda


  • Desaparecida








  • ,00 m2

  • Continente : Sudamérica
    País : Brasil
    Estado/Província: Pernambuco
    Ciudad: Recife

    Localizado na Ilha de Antônio Vaz, ao sul do futuro bairro de Santo Antônio em Maurits Stadt (a cidade Maurícia), atual Recife, no Estado de Pernambuco.


  • Lat: 8 3' 20''S | Lon: 34 52' 15''W










Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Fortificación > Forte Emília