Baterias de Jacarepaguá

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brazil

As Baterias de Jacarepaguá, hoje desaparecidas, estavam localizadas na barra da lagoa de Jacarepaguá, a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, no litoral Estado do Rio de Janeiro.

Essas estruturas certamente remontam ao governo do Vice-rei D. Luís de Almeida Portugal (1769-79), quando foram fortificados os desfiladeiros do Engenho Novo e da serra do Mateus, da serra dos Três Rios (defesas do sertão de Jacarepaguá), e as praias do litoral oceânico: na barra da Tijuca e nos lugares de Itapuã e do Pontal.

De acordo com SOUZA (1885), existiram duas Baterias na barra da lagoa de Jacarepaguá, para defesa do acesso à cidade do Rio de Janeiro por aquele trecho do litoral. À época do Império, devido às repetidas crises do período regencial, o Decreto de 24/dez/1831 mandou desarmá-las e desguarnecê-las (op. cit., p. 113). Uma fortificação do Jacaré encontra-se relacionada entre as defesas do setor Sul (Fortificação de Semambitiba) no "Mapa das Fortificações e Fortins do Município Neutro e Província do Rio de Janeiro" de 1863, no Arquivo Nacional (CASADEI, 1994/1995:70-71). Ainda de acordo com SOUZA (1885), nada mais restava dessa estrutura, à época (1885) (op. cit., p. 113).

BARRETTO (1958), menciona o Fortim de Itapoã ou Fortim de Jacarepaguá, em conjunto com as Baterias de Itapoã, indicando que se localizavam na altura da Pedra de Itapoã junto à praia de Sernambetiba (op. cit., p. 254-255).

Esta pesquisa não localizou a barra da lagoa de Jacarepaguá, uma vez que esse espelho d´água se comunica hoje com a lagoa da Tijuca por um canal sob a atual avenida Alvorada (que liga o bairro da Barra da Tijuca com o de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro). A lagoa da Tijuca, por sua vez, se comunica com o Oceano Atlântico pela barra da Tijuca, que dá nome ao bairro (vide Baterias da barra da Tijuca).

 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Baterias da Barra de Jacarepaguá
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as Baterias da Barra de Jacarepaguá, que se localizava na barra da lagoa de Jacarepaguá, a sudoeste da cidade e Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baterias_de_Jacarepagu%C3%A1

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Amilton Matos).

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Baterias de Jacarepaguá


  • Battery

  • 1779 (AC)



  • Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas (2º Marquês de Lavradio)

  • Brazil

  • 1831 (AC)

  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio de Janeiro
    City: Rio de Janeiro

    Localizadas na barra da lagoa de Jacarepaguá, a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, no litoral Estado do Rio de Janeiro.


  • Lat: 22 59' 11''S | Lon: 43 24' 5''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Baterias de Jacarepaguá