Bateria do Quartel da Petitiba

Paraty, Rio de Janeiro - Brazil

A Bateria do Quartel da Petitiba está Localizada no local denominado Petitiba (atual Largo de Santa Rita) em Paraty, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Uma povoação junto à praia do Pontal em Paraty (Vila Velha, atual Morro do Forte), remonta ao final do século XVI, estabelecida por paulistas oriundos de São Vicente. Ao longo do século seguinte, a povoação se transfere para o seu local atual (c. 1640 ou 1646), enquanto a economia da região cresce concentrando grande número de engenhos de açúcar, mas principalmente graças ao seu excelente ancoradouro e à proximidade com o Caminho dos Guaianás (índios nativos da região), que, subindo a Serra do Mar, dava acesso ao planalto paulista. Deste modo, em pouco tempo a povoação se separa de Angra dos Reis (1660), elevada a vila com o nome de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty (1667).

Com o descobrimento de ouro nos sertões de Minas Gerais (1698), a partir de 1703 foram erguidos sete fortes para a proteção do acesso terrestre, do porto e da Vila de Paraty, início do caminho antigo das Minas, contra os ataques de corsários e de piratas. Dessas estruturas restam apenas o Forte Defensor Perpétuo e o Quartel da Patitiba. Dos demais, arruinados pelo tempo, subsistiam vestígios na estrada de Cunha (Forte da Estrada de Cunha), na praia de Icupê (Forte de Iticopé), na ponta Grossa (Forte da Ponta Grossa), na Ilha das Bexigas (Forte da Ilha das Bexigas) e na Ilha do Mantimento (Forte da Ilha do Mantimento).

Também conhecido como Forte Petitiba, de acordo com Souza (1885), esta bateria, no Quartel da Petitiba, remonta a 1822, quando foram melhoradas e reforçadas as defesas da vila. Integrante do sistema de defesa da enseada de Paraty, destinava-se à proteção de seu ancoradouro.

Como as demais estruturas, foi desarmada e desguarnecida em 1828 e em 1831, estando entregue à época à ação do tempo. Embora os vestígios dessa Bateria não tenham chegado até ao século XX, o edíficio do Quartel foi utilizado desde o início desse século, até 1980, como Cadeia Pública Municipal.

No ano de 1981 foi restaurado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a antiga FLUMITUR - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (atual TURISRIO), passando a abrigar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo até meados de 1997. O edifício, de linhas sóbrias com um pavimento, apresenta planta retangular, a sua fachada principal voltada para o Largo de Santa Rita, com porta central e janelas distribuídas simetricamente. Existem grades de ferro em todos os vãos, exceto nos dois frontais. Na parede traseira, abrem-se dois óculos equidistantes e uma janela centralizada. Internamente, um corredor central divide as dependências onde se dispõe quatro celas, duas de cada lado.

Desde 1998, o antigo Quartel e Cadeia abriga a Biblioteca Municipal Fábio Villaboim, com mais de 5.000 títulos. Três canhões ingleses que a artilhavam, descobertos durante os trabalhos de 1981, ornamentam atualmente a praça da Bandeira, ao lado do Mercado do Peixe.

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificações de Paraty
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as Fortificações de Paraty, que se localizavam na enseada da atual cidade de Paraty, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Paraty
Bateria do Quartel da Petitiba
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre a Bateria do Quartel da Petitiba, que se localizava na enseada da atual cidade de Paraty, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_do_Quartel_da_Petitiba

 Print the Related links

Contribution

Updated at 17/03/2010 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Amilton Matos).

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Bateria do Quartel da Petitiba

  • Forte de Petitiba

  • Battery

  • 1822 (AC)




  • Brazil


  • Restored and Well Conserved






  • Tourist-cultural Center

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio de Janeiro
    City: Paraty

    Localizado no local denominado Petitiba (atual Largo de Santa Rita) em Paraty, litoral do Estado do Rio de Janeiro


  • Lat: 23 13' 10''S | Lon: 44 42' 33''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Bateria do Quartel da Petitiba