Bateria de Nossa Senhora da Guia

Niterói, Rio de Janeiro - Brazil

A Bateria de Nossa Senhora da Guia, hoje desaparecida, estava localizada no lado esquerdo da barra da baía da Guanabara, à atual estrada General Eurico Gaspar Dutra s/nr., no bairro de Jurujuba, município de Niterói, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Embora a primitiva ocupação do promotório rochoso à margem esquerda da barra seja tradicionalmente atribuída a uma bateria francesa que teria existido entre 1555-60 para defesa da "França Antártica" (vide Bateria da barra) (SOUZA, 1885:102-103), as fontes da época apenas referem a tentativa de estabelecimento de uma bateria na Laje (vide Bateria Ratier).

A posição só foi efetivamente ocupada após a campanha portuguesa de 1565-67, no Governo Geral de Mem de Sá (1558-72), por seu sobrinho, Salvador Correia de Sá, quando no governo do Rio de Janeiro (1568-72), denominada como Bateria de Nossa Senhora da Guia.

Embora SOUZA (1885) compreenda ter sido esta estrutura que repeliu a tentativa de assalto do corsário holandês Olivier Van-Noort à baía da Guanabara (1599) (op. cit., p. 103), parece mais correto compreender que foi diante dela, na barra (9/fev), que as autoridades portuguesas negaram a licença requerida por aquele almirante para fazer víveres e aguada à sua esquadra de três navios, armada pela Companhia das Índias Orientais, com ordens para passar o Estreito de Magalhães em busca de uma rota alternativa à do Cabo da Boa Esperança (PEIXOTO, 1932:7-8).

De acordo com Diogo de Campos (Razão d´Estado) as suas peças se elevavam a vinte em 1612 (Livro que dá Razão ao Estado do Brazil, c. 1616. Biblioteca Municipal do Porto [Portugal]. apud SOUZA, 1895:103).

Foi sucedida, a partir de 1623, pela Fortaleza de Santa Cruz.



 



 Related character

Mem de Sá
Portugal
 

 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Bateria de Nossa Senhora da Guia
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre a Bateria de Nossa Senhora da Guia, que se localizava no lado esquerdo da barra da baía de Guanabara, no atual bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_de_Nossa_Senhora_da_Guia
Bateria Francesa da Barra da Baía de Guanabara
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre a Bateria Francesa da Barra da Baía de Guanaba, que se localizava no lado esquerdo da barra da baía de Guanabara, no atual bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_Francesa_da_Barra_da_Ba%C3%ADa_de...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Amilton Matos).

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Bateria de Nossa Senhora da Guia


  • Battery

  • 1567 (AC)

  • 1572 (AC)


  • Mem de Sá

  • Portugal

  • 1623 (AC)

  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio de Janeiro
    City: Niterói

    Localizada no lado esquerdo da barra da Baía da Guanabara, na estrada General Eurico Gaspar Dutra s/nr., no bairro de Jurujuba, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro


  • Lat: 22 56' 18''S | Lon: 43 8' 2''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Bateria de Nossa Senhora da Guia