Registro de Viamão

Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul - Brazil

O Registro de Viamão estava localizado na margem esquerda do Rio dos Sinos, na altura da sua confluência com a margem direita do arroio da Guarda, na localidade de Guarda Velha, atual município de Santo Antônio da Patrulha, no Estado do Rio Grande do Sul.

Iniciado como uma simples "guarda", entre outras dispostas ao longo do Caminho das Tropas, antigo caminho que ligava a localidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, no interior de São Paulo. Essa Guarda foi instalada entre o segundo semestre de 1737 e o primeiro de 1738, tendo sido guarnecida, na ocasião, por um tenente, um sargento, vinte soldados de dragões e 80 cavalos.

Suas funções iniciais eram as de simples registro de pessoas e de animais que por aquele caminho transitavam, bem como a prisão de desertores. A partir de fins de 1739, inicia-se a cobrança de uma taxa de 1$000 réis por cada animal - principalmente cavalar e muar -, em trânsito com direção a São Paulo.

A pesquisa (JACOBUS, 1996) aponta que, mais tarde (06/nov/1751), os direitos de cobrança de taxas aos tropeiros no Registro de Viamão, são arrematados em Lisboa, pelo prazo de três anos, por 3:630$000 réis anuais. A cobrança se iniciaria a partir de 01/out/1752, momento que a antiga guarda se teria transformado em Registro.

As instalações do Registro compreendiam uma cerca atravessando a estrada, tendo em seu centro uma porteira fechada com chave, três ranchos - o do Registro, o do Corpo da Guarda e um para depósito de couros -, e três currais - um para os cavalos da guarda, um para descanso dos animais em trânsito, e um para apreensão dos animais conduzidos indevidamente.

Entre as funções do provedor do Registro (seu administrador), encontravam-se as de: mandar prender tropeiros e animais que fossem encontrados em picadas fora da estrada do Registro e cobrar as taxas devidas aos tropeiros.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Registro de Viamão
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Registro de Viamão, que se localizava na margem esquerda do rio dos Sinos, na altura da sua confluência com a margem direita do arroio da Guarda, na localidade de Guarda Velha, atual município de Santo Antônio da Patrulha, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_de_Viam%C3%A3o

 Print the Related links

Contribution

Updated at 12/11/2008 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Registro de Viamão


  • Register

  • 1737 (AC)

  • 1738 (AC)



  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio Grande do Sul
    City: Santo Antônio da Patrulha

    Localizava-se na margem esquerda do Rio dos Sinos, na altura da sua confluência com a margem direita do arroio da Guarda, em Santo Antônio da Patrulha, Estado do Rio Grande do Sul


  • Lat: 29 49' 1''S | Lon: 50 31' 2''W





  • As instalações do Registro de Viamão compreendiam uma cerca atravessando a estrada, tendo em seu centro uma porteira fechada com chave, três ranchos - o do Registro, o do Corpo da Guarda e um para depósito de couros - , e três currais - um para os cavalos da guarda, um para descanso dos animais em trânsito, e um para apreensão dos animais conduzidos indevidamente.

  • O sítio arqueológico formado a partir do abandono do local onde existiu o Registro de Viamão foi objeto de duas intervenções de pesquisa arqueológica, uma em Novembro de 1965 sob a coordenação do Programa Nacional de pesquisas Arqueológicas (PRONAPA), e outra, em Janeiro de 1995, pelo Projeto Arqueológico de Santo Antônio da Patrulha (PASAP), ambos prepostos do Museu de Arqueologia do Rio Grande do Sul (MARSUL).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Registro de Viamão