Forte de São José do Passo do Rio Tebiquary

Taquari, Rio Grande do Sul - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O Forte de São José do Passo do Rio Tebiquary estava localizado em posição dominante às margens do Rio Tebiquari, altura do atual município de Taquari, no Estado do Rio Grande do Sul.

Também foi denominado de Forte de Taquari, Forte de São José do Tebiquari e de Forte do Passo do Rio Tebiquary.

Remonta a 1763, quando após a tomada da povoação de Rio Grande pelos espanhóis, é projetado pelo governador Brigadeiro José Custódio de Sá e Faria para defesa da povoação de Taquari e daquele ponto de travessia ("passo") do Rio Tebiquari. A via de penetração espanhola pela campanha (interior do território) é demarcado pelo eixo atual: Montevidéu – Santa Teresa – Melo – Ageguá – Bagé – Torquato – Severo – Lavras do Sul – Caçapava do Sul – Encruzilhada do Sul – Rio Pardo. Este caminho foi utilizado, em 1774, pelo Governador espanhol Vertiz y Salcedo, para invadir o Rio Grande do Sul, pela campanha. Como principais linhas de defesa luso-brasileiras apareciam os Rio Camaquã e seus afluentes até Caçapava. O Forte de São José do Passo do Rio Tebiquary aprofundava a defesa na Linha Rio Pardo – Porto Alegre (BENTO, 1996: 334).

Fortificação de campanha (e não marítima), apresenta planta no formato de um polígono retangular, edificada em taipa e madeira. Apesar de alguns autores questionarem a existência desta fortificação, sua construção é creditada ao Sargento-mór Manuel Vieira Leão. A única iconografia que conhecemos do forte (ver imagem nº 1584) apresenta uma pequena área construída ao centro do desenho (representada em vermelho), talvez o forte primitivo. Todo o restante do desenho está representado em amarelo, convenção da época que indica tratar-se de projeto (proposta) e não levantamento de obra já concluída. Se efetivamente construída, teria sido uma fortificação de proporções consideráveis, de projeto bem elaborado, com meios baluartes, tenalhas e fosso.

Essa fortificação não sobreviveu até ao século seguinte, apesar da importância da posição, disputada no contexto da Revolução Farroupilha (1835-45), no combate de Taquari (03 de maio de 1840). Desconhece-se atualmente a exata localização do forte colonial.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte de São José do passo do rio Tebiquary
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de São José do passo do rio Tebiquary, também denominado de Forte de Taquari, Forte de São José do Tebiquari e de Forte do passo do rio Tebiquary, que se localizava em posição dominante às margens do rio Tebiquari, altura da atual cidade de Taquari, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Passo_do_R...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 21/10/2008 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Projeto Fortalezas Multimídia (Jaime José S. Silva) (1).


  • Forte de São José do Passo do Rio Tebiquary

  • Forte de Taquari, Forte de São José do Tebiquari, Forte do Passo do Rio Tebiquari

  • Fort

  • 1763 (AC)


  • José Custodio de Saa y Faria


  • Portugal

  • 1801 (AC)

  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio Grande do Sul
    City: Taquari

    Localizava-se em posição dominante às margens do Rio Tebiquari, altura da atual Taquari, Estado do Rio Grande do Sul.


  • Lat: 29 48' 38''S | Lon: 51 52' 4''W





  • O Forte de São José do Passo do Rio Tebiquary era uma fortificação de campanha, apresentando formato de polígono retangular, edificada em taipa e madeira.





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de São José do Passo do Rio Tebiquary