Reduto do Rio Formoso

Rio Formoso, Pernambuco - Brazil

O Reduto do Rio Formoso localizava-se à margem direita, cerca 2 Km acima da foz do Rio Formoso, entre os povoados da barra do Rio Formoso e da Pedra, no litoral do Estado de Pernambuco.

Segundo Barretto (1958), no contexto da Guerra Holandesa (1630-54), foi erguido como um reduto de campanha em 1632 por Matias de Albuquerque (1590-1647), com a função estratégica de defesa daquele ancoradouro. Será assaltado e conquistado por forças holandesas sob o comando de Sigismund van Schkoppe. Um destacamento de 600 homens por três vezes tenta o assalto à fortificação, artilhada com duas peças e guarnecida por 20 homens sob o comando do Capitão Pedro de Almeida Albuquerque. Terá sucesso no quarto assalto, quando dezoito dos defensores do forte já estavam mortos e seu capitão ferido. Os atacantes computaram 80 baixas (07/fev/1633).

O Instituto Histórico de Pernambuco, no início do século XX, fez erigir um monumento, com a inscrição: "Aqui, ao mando de Pedro de Albuquerque, vinte intrépidos guerreiros, a 7 de fevereiro de 1633, repeliram quatro ataques de seiscentos holandeses, produzindo-lhe a perda de oitenta homens. Intimados a capitular, preferiram morrer pela integridade da Pátria. Nunca soldados cumpriram melhor o seu dever." (op. cit., p. 74)

SANTOS et alii (2002) referem esta estrutura como Forte do rio Formoso, no mesmo contexto, tendo sido conquistada por forças holandesas, graças ao auxílio de Domingos Fernandes Calabar (1609-1635), cerca de 1632, quando também se teriam apoderado da Vila de Igaraçú, da ilha de Itamaracá e da vila de Goiana.



 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Reduto do Rio Formoso
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Reduto do Rio Formoso, que se localizava à margem direita, cerca dois quilômetros acima da foz do rio Formoso, entre os povoados da barra do rio Formoso e da Pedra, no litoral do atual Estado de Pernambuco, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reduto_do_Rio_Formoso
Forte do Rio Formoso
Website Brasil Arqueológico, da Equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, versando sobre o Forte do Rio Formoso, que se localiza na cidade de Rio Formoso, Estado de Pernambuco.

http://www.brasilarqueologico.com.br/arqueologia-forte-rio-formoso.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 21/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Reduto do Rio Formoso

  • Forte do Rio Formoso

  • Redoubt

  • 1632 (AC)


  • Matias de Albuquerque


  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pernambuco
    City: Rio Formoso

    Localizado à margem direita, cerca 2 Km acima da foz do Rio Formoso, entre os povoados da barra do Rio Formoso e da Pedra, no litoral do Estado de Pernambuco.


  • Lat: 8 41' 14''S | Lon: 35 6' 14''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Reduto do Rio Formoso