Reduto dos Marcos

Ilha de Itamaracá, Pernambuco - Brazil

O Reduto dos Marcos localizava-se no continente, junto à barra sul do Canal de Santa Cruz (a barra dos Marcos), na Ilha de Itamaracá, no Estado de Pernambuco.

As pesquisas arqueológicas do provável sítio da feitoria de Itamaracá iniciaram-se no final da década de 1960, após uma forte ressaca ter colocado a descoberto vestígios de antigos muros de pedra. Conduzida em 1967 sob a direção do Prof. Marcos de Albuquerque, da Universidade de Pernambuco, foram identificados restos de cerâmica indígena e européia, pregos, facas e balas de arcabuz, bem como alicerces de pedra argamassada (RAJÃO, 1969:94-111).

O Forte dos Marcos foi estudado por Mário Melo (BARRETTO, 1958:19). Mais recentemente (mar/1998), uma avaliação do sítio dos Marcos foi realizada pelo Laboratório de Arqueologia da UFPE, permitindo a identificação de uma estrutura arquitetônica, a 40 cm de profundidade, correspondente a um espesso alicerce de pedra e cal, apresentando uniformidade quanto ao material e à técnica utilizados: pedra consolidada por argamassa de cal e fragmentos de telhas de barro.

O trecho do alicerce colocado a descoberto não representa a totalidade da estrutura original. Após o abandono da estrutura, as pedras das paredes foram removidas e com elas parte do alicerce, possivelmente para serem reaproveitados em outras obras, prática comum em tempos coloniais. O conjunto remanescente permite identificar dois vãos, de 13 e 33,75 m2 respectivamente, que prosseguiam em direção ao canal. As poucas evidências não permitem um diagnóstico da função da estrutura, permitindo essa pesquisa apenas supor tratar-se dos restos dos alojamentos de um reduto. Por se encontrar próximo ao local onde, nos séculos XVI e XVII, se situavam (no continente) os marcos de pedra, assinalando os limites entre a Capitania de Itamaracá e a de Pernambuco, o sítio foi considerado como o Reduto (ou Fortim) dos Marcos, carecendo de maiores pesquisas.



 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Reduto dos Marcos
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Reduto dos Marcos, que se localizava na localidade de Barra dos Marcos, junto à barra sul do canal de Santa Cruz, atual município de Igaraçu, no litoral do Estado de Pernambuco, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reduto_dos_Marcos
Reduto dos Marcos
Website Brasil Arqueológico, da Equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, versando sobre o Reduto dos Marcos, que se localiza na cidade de Igarassu, Estado de Pernambuco.

http://www.brasilarqueologico.com.br/arqueologia-reduto-marcos.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 21/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Reduto dos Marcos


  • Redoubt

  • 1700 (AC)




  • Portugal


  • Abandoned Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pernambuco
    City: Ilha de Itamaracá

    Localizado no continente, junto à barra sul do Canal de Santa Cruz (a barra dos Marcos), na Ilha de Itamaracá, no Estado de Pernambuco.


  • Lat: 7 48' 20''S | Lon: 34 53' 48''W





  • Pesquisa arqueológica conduzida em 1967 pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, com avaliação efetuada em mar/1998, permitiu a identificação, à margem do Canal de Santa Cruz, na Ilha de Itamaracá de uma estrutura arquitetônica, a 40 cm de profundidade, correspondente a um espesso alicerce de pedra e cal, apresentando uniformidade quanto ao material e à técnica utilizados: pedra consolidada por argamassa de cal e fragmentos de telhas de barro. O conjunto remanescente permite identificar dois vãos, de 13 e 33,75 metros quadrados, respectivamente, que prosseguiam em direção ao canal.





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Reduto dos Marcos