Fort of São Filipe de Benguela

Benguela, Benguela - Angola

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte de São Filipe de Benguela” localizava-se na baía das Vacas, na povoação, atual cidade e município de Benguela capital da província de Benguela, no litoral sul de Angola.

História

No contexto da Dinastia Filipina (1580-1640), Filipe III de Espanha (1598-1621), por Provisão-régia, determinou a separação do "reino de Benguela" do reino de Angola (1615):

"De meu poder real e absoluto, me praz e hei por bem, por esta presente provisão, a capitania, conquista e governo das províncias do dito Reino de Benguela (...) e por ela as erijo e ao dito reino em novo governo, para que de hoje em diante tenham separada a jurisdição e governador." (DIAS, Gastão Sousa. Os Portugueses em Angola. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1959. p. 99-100.)

Pretendia, com essa providência, implementar a busca e exploração das minas de cobre do Sumbe Ambela, a norte da foz do rio Cuvo (ou Queve), e a sul de Benguela-Velha, primitiva povoação portuguesa na região, fundada em 1587 e depois extinta, próximo à atual Porto Amboim.

Como Governador, Conquistador e Povoador de Benguela, e simultâneanente Governador de Angola, foi nomeado Manuel Cerveira Pereira. Este partiu de Luanda a 11 de abril de 1617 no comando de uma força de 130 homens e rumou ao longo da costa para o Sul, até à baía das Vacas, que alcançou a 17 de maio. Aí fundou o Forte de São Filipe de Benguela, que se constituiu em núcleo da povoação de mesmo nome, e que havia de ser a capital do novo domínio português.

O Reino de Benguela foi administrado autonomamente entre 1617 e 1869.

No contexto da conquista de Angola a povoação e o seu forte foram ocupadas por forças da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) de 1641 a 1648.

Encontra-se assinalado no "Esboço da carta escolar da Colónia de Angola" (1929), coordenado por Armando Teles e desenhado por Henrique Moreira. (“Esboço da carta escolar da Colónia de Angola” in Biblioteca Nacional de Portugal)

Bibliografia

SANTOS, Maria E. Madeira. "Viagens de Exploração Terrestre dos Portugueses em África".

"O regimento do fundador de Benguela...". in: "Studia" n° 33.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 25/11/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort of São Filipe de Benguela


  • Fort

  • 1617 (AC)




  • Portugal











  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Angola
    State/Province: Benguela
    City: Benguela



  • Lat: 12 35' 11''S | Lon: 13 -23' 47''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São Filipe de Benguela