Forte do Tauregue

Rio Tauregue, Amapá - Brazil

O Forte do Tauregue localizado na confluência do rio Tauregue (depois rio Maracapucu ou rio Maracapu) com a margem esquerda da foz do rio Amazonas, no atual Estado do Amapá. SOUZA (1885) localiza-o na ilha de Tocujus (Op. cit., p. 34).

O Forte de Tauregue, Forte do Torrego ou Forte de Maracapu, remonta ao início do século XVII, levantado por contrabandistas ingleses de drogas do sertão, com a função de feitoria. GARRIDO (1940) atribui-o a ingleses e holandeses (Op. cit., p. 24). TINÉ (1969:45) explica que teria sido erguido por James Purcell, irlandês associado a capital holandês, localizando este forte na região do Tucujus. Defende ainda que os estabelecimentos ingleses erguidos na Amazônia no período, tiveram a autorização dos reis da Inglaterra, James I (1603-25) e Charles I (1625-45) (Op. cit., p 45). CASTRO (1983:23) complementa que estes reis ingleses doaram terras a fidalgos da sua Corte, entre os anos de 1613 e 1627.

BARRETTO (1958) remonta esta estrutura ao ano de 1628, atribuindo-lhe planta no formato de um polígono regular (Op. cit., p. 44).

Na "Carta Particolare dell Rio d'Amazone con la Costa sin al fiume Maranhan" do século XVI (Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro), figuram o forte, o cabo, o rio e a ilha "di Taurego" naquela costa.

O pernambucano Pedro da Costa Favela surpreende este estabelecimento fortificado, que resiste ao cerco que lhe é imposto (26/set/1629). O Capitão português Pedro Teixeira chega com reforços, e juntos, cerca de dois mil homens, a maioria indígenas flecheiros em 98 canoas, conseguem a sua rendição, a 24/out/1629, arrasando a posição (SOUZA, 1885:34; GARRIDO, 1940:24; BARRETTO, 1958:44). Uma nau e dois patachos ingleses que para alí se dirigiam em 1631, com socorro e gente, ao saber do ocorrido, retornam à metrópole. Um dos patachos dirigiu-se ao estabelecimento inglês em Cumaú, mas sem o auxílio do gentio, temeroso da reação portuguesa, não recebe socorro, e com parte dos 40 tripulantes enferma, cairá em mãos dos portugueses.

TINÉ (1969:45), sobre o episódio, entende que após a rendição de Purcell, que periodiza em 1628, no mesmo ano chegam reforços capitaneados por Roger North. Este, repelido por sua vez, teria fundado o Forte de Cumaú.

 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte do rio Tauregue
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte do rio Tauregue, também denominado como Forte de Tauregue, Forte do Torrego, Forte do Torrejo ou Forte de Maracapu. Localizava-se na confluência do rio Tauregue (atual rio Maracapucu) com a margem esquerda da foz do rio Amazonas, no atual Estado do Amapá, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_do_rio_Tauregue

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte do Tauregue


  • Fort

  • 1630 (AC)




  • United Kingdom


  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Amapá
    City: Rio Tauregue

    Localizado na confluência do Rio Tauregue (depois Maracapucú ou Maracapú) com a margem esquerda da foz do Rio Amazonas, no Estado do Amapá.


  • Lat: 0 -17' 52'' | Lon: 50 37' 1''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte do Tauregue