Fort of São José do Maio

Maio, Maio - Cape Verde

O "Forte de São José” localiza-se na Vila do Maio, também referida localmente como Porto Inglês, no concelho do Maio, a sudoeste da ilha do Maio, em Cabo Verde.

História

A ilha, de origem vulcânica, foi descoberta em 1 de maio de 1460. O seu povoamento, entretanto, só ocorreu ao final do século XVI, em função do extrativismo de sal e de madeira, da criação de gado, especialmente caprino, e de alguma agricultura.

Utilizada como base para piratas e corsários, então frequentes nesta região do oceano Atlântico, a sua presença é recordada na toponímia "Porto Inglês". No século XVIII o governador de Cabo Verde, Serafim Teixeira Sarmento de Sá (1715-1719), aconselhou o Conselho Ultramarino "(...) que devia ali mandar um engenheiro para tratar das fortificações para que os ingleses ou outra nação não antecipassem em ir ocupá-la a fim de se impedir a liberdade com que ali vão tirar o sal". Viriam assim a ser erguidas duas fortificações, o Forte Dona Leopoldina e o Forte de São José, (MONTEIRO, Felix. "Descrição Corográfica e Estatística das Ilhas de Cabo Verde", p. 134, in Revista Raízes.) este último com a função de defesa do porto da vila - o maior e mais importante da ilha.

Desde 1887 passou a abrigar um farol.

Em 2012 a Câmara Municipal do Maio promoveu a requalificação do monumento, através da pintura do edifício, recolocação dos canhões no interior, instalação de serviços de eletricidade, elaboração e colocação de painéis de azulejo com a história da Ilha do Maio e a criação e equipamento de uma estrutura multiusos de apoio turístico e cultural, para venda de produtos tradicionais locais (tais como o sal, o queijo, têxteis, olaria, entre outros), exposições temáticas e outras atividades de dinamização cultural.

Os trabalhos decorreram no âmbito do projeto de valorização do património histórico-cultural da Ilha do Maio, com financiamento pela Câmara Municipal, a União Europeia, a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) "Instituto Marquês de Valle Flôr" e o Projeto de Apoio às Iniciativas Culturais nos PALOP.

Em nossos dias constitui-se em uma das atrações da povoação, assim como a Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

De pequenas dimensões, apresenta planta quadrangular com guaritas nos vértices e uma torre de planta também quadrangular, dividida internamente em dois pavimentos.



Related links 

Forte de São José recuperado
Video acerca do projecto de reabilitação do Forte São José, na ilha do Maio, em Cabo Verde, com recurso a fundos da UE e do Instituto Valle Flor.

http://videos.sapo.pt/DMTvqVKJ92OnRuJzBY9W

 Print the Related links

Contribution

Updated at 09/03/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Fort of São José do Maio


  • Fort





  • Portugal


  • Restored and Well Conserved






  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Cape Verde
    State/Province: Maio
    City: Maio

    Vila do Maio, ilha do Maio, arquipélago de Cabo Verde.


  • Lat: 15 -9' 49''N | Lon: 23 12' 45''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São José do Maio