Fort Batenstein

Butre, Western - Ghana

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte Batenstein”, também grafado como "Forte Batensteyn", localiza-se na cidade de Butre, na região Ocidental, no litoral do Gana.

Foi uma das diversas fortificações erguidas pelos europeus na chamada “Costa do Ouro”, inicialmente para o comércio de ouro e madeiras e, posteriormente, para o tráfico de escravos para as Américas.

História

Foi o segundo entreposto comercial estabelecida pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) na região, entre 1595 e 1600, após a construção do Forte Nassau em Mouri, na mesma época.

Em 1649 este entreposto comercial teve as suas defesas reforçadas, tornando-se um forte. Neste momento, em meados do século XVII, a área encontrava-se em disputa entre duas companhias: a WIC e a Companhia Sueca de África. Os Neerlandeses encontravam-se ativos na Athana e estabelecidos nos arredores de Axim desde 1642, e os Suecos haviam estabelecido um entreposto em Butri em 1650. Os Europeus mantinham alianças estratégicas com as tribos locais para se manterem em operação. Em seus esforços para desalojarem os Suecos de Butre, os Neerlandeses fizeram diversas alianças com os Ahanta e o pouco conhecido estado de Encasser.

Desse modo, aqui foi assinado o Tratato de Boutre, entre os Neerlandeses e os Ahanta (27 de agosto de 1656), estabelecendo um protetorado Neerlandês na área. Neste momento o forte encontrava-se artilhado com 11 peças de pequeno calibre.

Os Neerlandeses mantiveram o comércio triangular atlântico de escravos até 1814, quando aboliram o tráfico nos termos do Tratado Anglo-Neerlandês de 1814.

Em virtude dos Tratados Anglo-Neerlandeses de 1870–1871, a Costa do Ouro Neerlandesa foi transferida para o Reino Unido (6 de abril de 1872).

De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos "Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental", desde 1979.

Em nossos dias encontra-se parcialmente em ruínas.



Related links 

Fort Batenstein
Descrição em inglês do Fort Batenstein, no site Ghana Museums & Monuments Board.

http://www.ghanamuseums.org/forts/fort-batentstein.php
Fortificações em Gana
Página sobre fortificações do Ghana Museums and Monuments Board (GMMB), responsável legal pela preservação do património cultural material e imaterial de Gana, na África (a página principal é: http://www.ghanamuseums.org/index.php). Aqui podem ser encontrados conteúdos sobre dezenas de fortificações classificadas como monumentos nacionais de Gana.

http://www.ghanamuseums.org/forts/forts-castles.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 06/01/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort Batenstein

  • Forte Batensteyn

  • Fort

  • 1595 (AC)

  • 1600 (AC)



  • Netherlands


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    UNESCO World Heritage
    De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.
    Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental, desde 1979.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Ghana
    State/Province: Western
    City: Butre



  • Lat: 4 -50' 46''N | Lon: 1 55' 15''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort Batenstein