Fort of Santo António de Axim

Axim, Western - Ghana

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Forte de Santo António de Axim”, também referido como “Forte de Axém” e “Fort St. Anthony”, localiza-se na cidade de Axim, na região Ocidental, no litoral do Gana.

Foi uma das diversas fortificações erguidas pelos europeus na chamada “Costa do Ouro”, inicialmente para o comércio de ouro e madeiras e, posteriormente, para o tráfico de escravos para as Américas.

História

Em agosto de 1503 forças portuguesas ergueram uma pequena feitoria fortificada, a oeste do atual cabo Three Points, na altura do rio Ankobra, com a função de comércio de ouro, marfim e escravos. Diante dos repetidos ataques das populações locais, esta posição viria a ser abandonada.

O atual forte remonta a 1515, quando forças portuguesas construíram num promontório na mesma área, um forte de planta triangular, sob a invoação de Santo António, artilhado. A sua guarnição era composta por uma a duas dezenas de soldados portugueses e, caso necessário, contava com o apoio de cerca de 150 guerreiros nativos.

Após a conquista da Fortaleza de São Jorge da Mina pelas forças da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) (1637), a guarnição portuguesa em Axim foi aumentada. Atacado a seu turno pelas forças da WIC em 1641, conseguiu resistir com sucesso. Capitulou ante um segundo assalto, a 8 de fevereiro de 1642. No mesmo ano, a região foi cedida aos Neerlendeses. Neste forte teve lugar a assinatura do Tratado de Axim (1642).

Os Neerlandeses ampliaram o forte consideravelmente. Em 1664, porém, encontrava-se em mãos da Inglaterra. Reconquistado pelos Neerlandeses, foi por estes conservado.

Os Neerlandeses mantiveram o comércio triangular atlântico de escravos até 1814, quando aboliram o tráfico nos termos do Tratado Anglo-Neerlandês de 1814.

Pelos termos dos Tratados Anglo-Neerlandeses de 1870-1871 a Costa do Ouro Neerlandesa foi formalmente cedida ao Reino Unido (6 de abril de 1872).

Sofreu intervenção de conservação e restauro na década de 1950, sendo requalificado como escritórios de serviços públicos.

De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos "Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental", desde 1979.

Em nossos dias o forte pertence ao Estado e encontra-se aberto ao público.

Bibliografia

VAN DANTZIG, Albert. "Forts and Castles of Ghana". Accra: Sedco Publishing Ltd., 1980. ISBN 9964-72-010-6



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificações em Gana
Página sobre fortificações do Ghana Museums and Monuments Board (GMMB), responsável legal pela preservação do património cultural material e imaterial de Gana, na África (a página principal é: http://www.ghanamuseums.org/index.php). Aqui podem ser encontrados conteúdos sobre dezenas de fortificações classificadas como monumentos nacionais de Gana.

http://www.ghanamuseums.org/forts/forts-castles.php
Fort St. Anthony
Descrição em inglês do Forte Santo Antônio, no site Ghana Museums & Monuments Board.

http://www.ghanamuseums.org/forts/fort-st-anthony.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 04/02/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Fort of Santo António de Axim

  • Forte de Axém, Fort St. Anthony

  • Fort

  • 1503 (AC)




  • Portugal


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    UNESCO World Heritage
    De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.
    Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos "Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental", desde 1979.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Ghana
    State/Province: Western
    City: Axim



  • Lat: 4 -53' 56''N | Lon: 2 14' 40''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Santo António de Axim