Metal Cross Fort

Dixcove, Western - Ghana

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte Metal Cross” localiza-se na vila de Infuma, próxima à cidade de Dixcove, na região Ocidental, no litoral do Gana.

Foi uma das diversas fortificações erguidas pelos europeus na chamada “Costa do Ouro”, inicialmente para o comércio de ouro e madeiras e, posteriormente, para o tráfico de escravos para as Américas.

História

Remonta a um entreposto comercial fortificado erguido em 1683 por forças Britânicas na pequena comunidade piscatória de Dixcove, mesmo ano em que forças do Brandenburgo-Prússia iniciavam o Forte Gross Friedrichsburg,em Prices Town, cerca de 15 quilómetros a oeste de Dixcove, na chamada “Costa do Ouro Brandemburguesa”. O forte britânico, entretanto, só foi concluído na década de 1690. Era então denominado como “Dixcove Fort”. A razão para a sua construção era a de atrair as embarcações britânicas que procuravam o vizinho forte Brandenburguês para comerciar.

Em 1712 o forte resistiu com sucesso a dois assaltos efetuados pelas forças sob o comando de John Kanu, um poderoso aliado local dos Brandemburgueses. No segundo ataque o paiol do forte veio a explodir, causando baixas entre os defensores Britânicos e os seus aliados locais.

Reconstruído em seguida, por volta de 1750 estava preparado para receber até 25 peças de artilharia.

Neste período, tendo o comércio de ouro se revelado pouco lucrativo, do mesmo modo que o Forte Batentstein, o Forte de Dixcove tornou-se um posto de apoio para a reparação naval, e para o fornecimento de madeira, oriunda da floresta circundante.

Também foi utilizado como depósito de escravos em trânsito para as Américas.

Com a abolição do tráfico de escravos no Reino Unido (“Slave Trade Act”, 1807), e as disposições do Tratado Anglo-Neerlandês de 1814, o forte perdeu a sua função, vindo a ser abandonado em 1826, para ser novamente ocupado em 1830.

Em virtude do Tratado Anglo-Neerlandês da Costa do Ouro (1867), no ano seguinte (1868) o forte foi transferido para o domínio Neerlandês. Estes, entretanto, necessitaram de maior apoio militar para dominar as populações locais, revoltadas com a mudança, principalmente porque não haviam sido consultadas. Nesta época, a denominação do forte passou a ser “Metalen Kruis”, devido a uma canhoneira Neerlandesa que trouxe reforços à área.

Em virtude dos Tratados Anglo-Neerlandeses de 1870–1871, a Costa do Ouro Neerlandesa foi transferida para o Reino Unido (6 de abril de 1872), passando o forte a denominar-se “Metal Cross”.

No século XX, entre 1954 e 1956, o forte sofreu intervenção de conservação e restauro.

De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental, desde 1979.

Tendo servido como Posto de Polícia e Agência dos Correios, atualmente as suas instalações encontram-se alugadas a uma empresa privada.

Bibliografia

J. B. Webster, A. A. Boahen, Michael Tidy. The revolutionary years. West Africa since 1800. New edition. 7. imprint. Longman, London 1992, ISBN 0-582-60332-3 (The Growth of African Civilizations).

Ulrich van der Heyden. Rote Adler an Afrikas Küste. Die brandenburgisch-preußische Kolonie Großfriedrichsburg in Westafrika. 2. veränderte Auflage. Selignow, Berlin 2001, ISBN 3-933889-04-9.



Related links 

Fortificações em Gana
Página sobre fortificações do Ghana Museums and Monuments Board (GMMB), responsável legal pela preservação do património cultural material e imaterial de Gana, na África (a página principal é: http://www.ghanamuseums.org/index.php). Aqui podem ser encontrados conteúdos sobre dezenas de fortificações classificadas como monumentos nacionais de Gana.

http://www.ghanamuseums.org/forts/forts-castles.php
Forte Metal Cross
Site em inglês que trata do Forte de Metal Cross, em Gana, na África.

http://www.africannaturetours.com/africannaturetours/eng/fort%20metal%...
Fort Metal Cross
Descrição em inglês do Fort Metal Cross, no site Ghana Museums & Monuments Board.

http://www.ghanamuseums.org/forts/fort-metal-cross.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 06/01/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Metal Cross Fort

  • Fort Drawn, Fort Metalen Kruis

  • Fort

  • 1691 (AC)




  • United Kingdom


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    UNESCO World Heritage
    De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.
    Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental, desde 1979.







  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Ghana
    State/Province: Western
    City: Dixcove



  • Lat: 4 -48' 31''N | Lon: 1 57' 1''W




  • Até 25 peças de artilharia antecarga, de alma lisa.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Metal Cross Fort