Reduto do Macapá

Macapá, Amapá - Brazil

O Reduto do Macapá localizava-se numa ponta de terra à margem esquerda do Rio Amazonas, dominando aquele trecho do canal de navegação, na antiga Província do Tucujus, atual cidade de Macapá, no Estado do Amapá.

Devido à passagem dos anos e ao clima, ante a ruína do Forte de Santo Antônio do Macapá, a 05/out/1738 o governador do Pará, João de Abreu Castelo Branco, em exposição endereçada ao rei de Portugal, D. João V (1705-50), informa-o das precárias condições de conservação desta praça, alertando-o para a necessidade de nova construção. Enquanto isso, um Reduto foi construído provisóriamente, e ali instalado um destacamento, em quartéis erguidos para esse fim. Desse modo, a Carta-régia de 09/fev/1740 determina, de acordo com a Resolução de 06/set/1739 do Conselho Ultramarino, que seja erguido um novo forte de faxina e terra, "com boa paliçada, dobra e larguez", capaz de recolher os moradores e toda a guarnição, anexando-lhe a planta.

Essa planta, de autoria do aluno da Academia Militar, Manoel Luiz Alves, sob a orientação de seu mestre, o Sargento-mór de Batalha e Engenheiro-mór do Reino, Manoel de Azevedo Fortes, mostra uma fortificação de regulares proporções e vistoso desenho, que não sairá do papel por escassez de recursos (BARRETTO, 1958).

O destacamento estacionado no Macapá continuou sem maiores recursos que não os da construção de pequenos quartéis, que ainda se encontravam de pé em 1749, segundo informação do Mestre-de-Campo e Capitão-mór das Ordenanças de Belém, José Miguel Ayres, protegidos por um Reduto erguido em 1738, artilhado com duas peças de 4 montadas. Esse Reduto, a 2 léguas e meia do Forte de Santo Antônio, será substituído por um forte de faxina (Forte do Macapá, 1761) e definitivamente, a partir de 1764, pela Fortaleza de São José do Macapá.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Reduto do Macapá
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Reduto do Macapá, que localizava-se numa ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá, no Estado do Amapá, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reduto_do_Macap%C3%A1

 Print the Related links

Contribution

Updated at 17/11/2008 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Reduto do Macapá


  • Redoubt

  • 1738 (AC)



  • João de Abreu Castelo Branco

  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Amapá
    City: Macapá

    Localizado numa ponta de terra à margem esquerda do Rio Amazonas, dominando aquele trecho do canal de navegação, na antiga Província do Tucujus, atual cidade de Macapá, no Estado do Amapá.


  • Lat: 0 -2' 27'' | Lon: 51 3' 55''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Reduto do Macapá