Fort of Nossa Senhora da Conceição

Praia da Vitória, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (3)

Images (3)

O “Forte de Nossa Senhora da Conceição”, também referido como "Bateria da Conceição", localizava-se na freguesia de Santa Cruz, no concelho da Praia da Vitória, costa Leste da ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Integrava a Muralha da Vila, vindo a cosntituir-se num de seus baluartes.

História

DRUMMOND, acerca da fortificação da Praia no contexto da Crise de Sucessão de 1580, referiu: "(...) e dentro da bahia da Praia construiram-se 12 fortes e baluartes, com o que se pôs em inteira defesa; (...)" (DRUMMOND, 1981:vol. I, p. 233)

Após a conquista da Terceira (julho de 1583) por D. Álvaro de Bazán, 1.º marquês de Santa Cruz de Mudela, foi inventariado o seguinte material bélico neste forte:

"Em outro forte chamado a Concepção: Dois canhões de bater, com as armas de Portugal; um esmeril grande de bronze; duas peças de ferro coado, de a dez quintais; e sessenta e quatro balas pera todas, e carregadores." (FRUTUOSO, 1998:Livro VI, cap. 26, p. 87)

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) encontra-se referido pelo Marechal Castelo Branco como "O Forte da Conceiçam." na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710". (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, p. 178)

Com a instalação da Capitania Geral dos Açores (1766), o seu estado foi assim reportado:

"28º - Forte de Nossa Senhora da Conceição. Está reformado de novo, tem tres canhoneiras e tres peças de ferro, huma dellas incapaz e os seus reparos bons, precisa para se guarnecer tres artilheiros e doze auxiliares." (JÚDICE, 1767)

Encontra-se relacionado no trabalho do capitão de Infantaria com exercício de Engenharia, Francisco Xavier Machado ("Revista dos fortes e redutos da ilha Terceira", 1772), atualmente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Encontra-se referido como "27. Forte de N.ª S. da Conc.am da mesma b.ª [da Praia]" no relatório "Revista aos fortes que defendem a costa da ilha Terceira", do Ajudante de Ordens Manoel Correa Branco (1776), que lhe aponta os reparos necessários: "Ade mister algua reedificaçáo, hua porta na sua caza, e conserto no portáo.

A "Planta da Bahia da Villa da Praia", desenhada por Francisco Xavier Cordeiro, anexa ao relatório "Muralha na Villa da Praya, para resguardar os edificios da mesma Villa dos estragos do Mar", do 1.º Tenente de Artilheiros António Homem da Costa Noronha, em 17 de agosto de 1827, assinala a "Bataria da Conceição", na linha de muralha ("A", "B" e "C") defendendo a frente marítima da vila. Uma nota na legenda da planta informa: "As fortificações denominadas das das [sic] Batarias, forão construidas no anno de 1818" que, no caso desta, acreditamos tratar-se de uma reconstrução da primitiva fortificação (Biblioteca da Ajuda, Ms. Av. 54-XIII-25, n.º 10).

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982), que o indica como desaparecido no século XIX.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo, de enquadramento urbano.

  • Fort of Nossa Senhora da Conceição

  • Bateria da Conceição

  • Fort

  • 1581 (AC)

  • 1582 (AC)



  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Praia da Vitória



  • Lat: 38 -44' 12''N | Lon: 27 3' 38''W




  • 1583: "Dois canhões de bater, com as armas de Portugal; um esmeril grande de bronze; duas peças de ferro coado, (...)" (FRUTUOSO)
    1767: "(...) tres peças de ferro, huma dellas incapaz e os seus reparos bons (...)" (JUDICE)






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Nossa Senhora da Conceição