Mosteiro-Fortificado de Saint-Michel

Mont-Saint-Michel, Manche - France

O "Mosteiro-Fortificado de Saint-Michel" localiza-se na comuna de Le Mont-Saint-Michel, no departamento da Mancha, região da Normandia, em França.

Em uma ilha rochosa na foz do rio Couesnon, constitui-se em um notável complexo abacial e histórico, além de centro de peregrinação. É um dos principais sítios culturais visitados no país.

História

Acredita-se que a história da abadia do monte Saint-Michel iniciou-se em 708, quando Aubert, bispo de Avranches, mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo (Saint-Michel), designado como "Mons Sancti Michaeli in periculo mari".("Monte Saint-Michel em perigo do mar").

No século X monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés.

Destacou-se, com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento foram notáveis: Aigues Mortes (1270-1276), local de reunião dos Cruzados; Carcassonne, célebre por suas fortificações; e Avignon, sede de Papado (1309-1377). Estas cidades fortificadas, chamadas "bastides" marcavam a fronteira do reino no final da Idade Média, servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais. Foram construídas mais de 300, só na França, entre os anos de 1220 e 1350. Além das "bastides", foram projetadas e construídas em toda a Europa, de Portugal à Polónia, e especialmente no sudoeste da França, entre 1136 e 1270 aproximadamente, numerosas "villeneuves" (cidades novas).

Durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel constituiu-se numa fortaleza inexpugnável, resistindo a todas as tentativas inglesas de conquista, tornando-se num símbolo da identidade nacional francesa.

Após a dissolução da ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa (1789), até 1863 foi utilizado como prisão. 

Encontra-se classificado como monumento histórico pela lista de 1862. Desde 1979 a abadia está classificada como património mundial pela UNESCO como integrante do sítio designado “Monte Saint-Michel e a sua Baía”, gerido pelo Centre des Monuments Nationaux.

Contribution

Updated at 10/09/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Mosteiro-Fortificado de Saint-Michel


  • Fortified Convent





  • France


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    UNESCO World Heritage
    Encontra-se classificado como monumento histórico desde 1987. Desde 1979 a abadia está classificada como património mundial pela UNESCO como integrante do sítio designado “Monte Saint-Michel e a sua Baía”.



  • +33 2 33 89 80 00


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : France
    State/Province: Manche
    City: Mont-Saint-Michel

    50170 Monte Saint-Michel, França


  • Lat: 48 -39' 51''N | Lon: 1 30' 41''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Mosteiro-Fortificado de Saint-Michel