Matsumoto Castle

Matsumoto, Nagano - Japan

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Castelo de Matsumoto" (em japonês, "Matsumoto-jo") localiza-se na cidade de Matsumoto, na província de Nagano, no Japão. É um dos "Três Castelos Famosos" do país, juntamente com o Castelo de Himeji e Castelo de Kumamoto. Tem fácil acesso a partir de Tóquio, o que o torna popular entre os turistas japoneses e de outros países.

Também é chamado de Castelo Corvo devido à cor negra de suas paredes e à forma de sua planta.

História

As suas origens remontam ao Período Sengoku. Nessa época, o clã Ogasawara ergueu uma primitiva fortificação neste local, o Castelo de Fukashi. Mais tarde, veio a ficar sob o governo do clã Takeda e depois de Tokugawa Ieyasu.

Quando Toyotomi Hideyoshi transferiu Ieyasu para a região de Kanto, colocou Ishikawa Norimasa no comando de Matsumoto. Norimasa e o seu filho Yasunaga construiram a torre e outras partes do castelo, a saber, as três torres, "tenshu" (torre de menagem), "inui-kotenshu" (pequena torre do noroeste), "watari-yagura" (andaime unido), "goten" (residência), "taikomon" (portão cilindrico), "kuromon" (portão preto), "yagura" (andaime), "hori" (trincheira), "honmaru" (a ala principal), "ninomaru" (a segunda ala), "sannomaru" (a terceira ala), e os sub-pisos, em grande parte com as atuais feições. Também intervieram na esquematização da cidadela do castelo e das suas infraestruturas. Acredita-se que a maior parte das obras estavam concluídas entre 1593 e 1594.

Durante o Período Edo, o Xogunato Tokugawa estabeleceu o Han (antiga divisão feudal japonesa) de Matsumoto, do qual Matsudaira, Mizuno e outros, foram Daimyo.

Em 1872, após a Restauração Meiji, a torre foi vendida em leilão e esteve em risco de ser desmantelada. Entretanto, com a cooperação de Ichikawa Ryozo e outros indivíduos de Matsumoto, esta foi poupada. O "Kuromon-ninomon" (segundo portão do portão preto) e o "sodebei" (muro lateral) foram reconstruidos em 1990. O "taikomon-masugata" (portão quadrado em forma de cilindro) foi reconstruido em 1999.

A torre do castelo encontra-se classificada como Tesouro Nacional do país.

Em 30 de junho de 2011, pelas 8h16m, hora local, o monumento foi levemente atingido por um terremoto na região, com 5,5 graus na escala de Richter.

Características

É um exemplo de castelo de planície, não tendo sido erguido nem em um local elevado, e nem defendido entre rios. As suas partes principais são:

- "Kuro-mon" (portão preto) - os portões principais que dão acesso à "honmaru" (ala principal) são o "kuro-mon" (portão preto) e o "masugata" (portão quadrado), ambos essenciais para a segurança do castelo. O primeiro portão "yagura-mon" (portão andaime) foi reconstruido em 1960. O segundo portão, masugata (portão quadrado) e a parede lateral foram reconstruidos em 1990.

- "Taiko-mon" (portão cilíndro) - O "taiko-mon-masugata" (portão quadrado em forma de cilindro) foi construído cerca de 1595, e fica no topo da parede de pedra do norte. A "taiko-ro" (torre cilíndrica) foi usada para assinalar o tempo, como um relógio. Era igualmente usada para chamar as pessoas para assembleias e durante as emergências. Foi reconstruida em 1999.

- "Goten" (residência) - Foi construído depois da conclusão da "tenshu" (torre de menagem) e usado como palácio do Senhor e como centro administrativo. Consumido por um incêndio em 1727, não mais foi reconstruido.

- "Tenshu" (torre de menagem) - Atualmente tem seis pavimentos, embora, vista do exterior, pareça ter apenas cinco. O interior do terceiro pavimento não tem janelas e foi concebido como um piso oculto para os atacantes. A torre foi usada para aquartelar soldados em tempos de guerra. O segundo pavimento tem janelas características, com "tategoshi" (grades verticais). Foi igualmente usado como aquartelamento de soldados e hoje tem em exposição uma coleção de arcabuzes. O sexto pavimento foi usado como local de vigia. Hoje possui um relicário no teto dedicado ao deus Nijuroku-ya-shin (deus de 26 noites).

- "Yagura" (andaime) - esta ala do edifício é uma sala desenhada especificamente para observar a Lua e é referida como a Sala da Lua ou Observatório da Lua. Três dos lados da sala (norte, leste e sul) ficam expostos quando as "mairado" (portas corrediças) estão abertas. Esta área não é descortinada a partir da torre.



Related links 

Castelo de Matsumoto
Website IPC TV, versando sobre o Castelo de Matsumoto, na cidade de Matsumoto, Japão.

http://www.ipctv.jp/index.php?action=news_detail&mid=90&iid=278&nid=40...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 17/07/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Matsumoto Castle

  • Matsumoto-jo, Castelo Corvo

  • Castle


  • Between 1593 and 1594 (AC)



  • Japan


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    A torre do castelo encontra-se classificada como Tesouro Nacional do país.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : Japan
    State/Province: Nagano
    City: Matsumoto



  • Lat: 36 -15' 43''N | Lon: 137 -59' 50''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Matsumoto Castle