Fort Kochi

Kochi, Kerala - India

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (5)

Images (5)

A “Fortaleza de Cochim” localizava-se no atual bairro de Fort Kochi, na cidade de Kochi, distrito de Ernakulam, no estado de Kerala, na Índia. Após a infrutífera tentativa do estabelecimento de uma feitoria em Calecute, foi a primeira fortificação portuguesa a ser erguida no Oriente.

História

Antecedentes


Os antigos geógrafos, viajantes e comerciantes referiam-se a Cochim nos seus escritos como Cocym, Cochym, Cochin e Cochi.

Em 1102 converteu-se em sede do Reino de Cochim, um principado com ligações ao Império Kulasekhara. Considerada como a "Rainha do mar Arábico", constituía-se em um importante centro de comércio de especiarias na costa do Malabar desde o século XIV.

A chegada dos Portugueses

À época da chegada dos navegadores portugueses, Vasco da Gama (1498) estabeleceu contato com Calecute e Pedro Álvares Cabral (1500) com Cochim.

O marajá de Cochim sentia-se ameaçado pelo samorim de Calecute, e logo cogitou o auxílio dos portugueses para a sua defesa contra o rival. Desse modo recebeu bem os portugueses, permitindo-lhes fundar uma feitoria em Cochim (1501). Esta era protegida por uma paliçada de madeira.

Quando o marajá Goda Varma de Cochim foi derrotado pelo líder de Kozhikkode e o manteve prisioneiro em Vypeen, um terço da frota do almirante Afonso de Albuquerque chegou em 3 de setembro de 1503, o que foi decisivo para o resgate do Rajá de Cochim.

Em compensação pelos serviços prestados os portugueses obtiveram permissão para construir uma fortaleza em Cochim (Cochim de Baixo), que seria o primeiro assentamento europeu na Índia e ponto de partida para a expansão do Império Português no Oriente. A cidade permaneceu como capital da Índia Portuguesa até 1530, quando os portugueses elegeram Goa como capital.

O chamado “Castelo Manuel” foi iniciado pelas forças de Albuquerque em 26 de setembro do mesmo ano, em lugar da primitiva paliçada de madeira que protegia a feitoria portuguesa. A fortaleza localizava-se no lado esquerdo da ilha, tendo à frente a Sé e a igreja de São Francisco, única estrutura que subsiste até nossos dias.

Ainda em obras foi atacada por uma armada do Samorim de Calecute e defendida por Duarte Pacheco Pereira em 1504.

Pouco tempo depois, em 3 de março de 1506, por determinação do 1º Vice-Rei da Índia, D. Francisco de Almeida, iniciou-se a sua reconstrução em pedra e cal.

A fortaleza constituía-se na residência dos Capitães, ao passo que a cidade de Cochim de Baixo, onde residia a colónia portuguesa, recebeu muralhas e baluartes em seu perímetro, erguida em diferentes épocas desde 1530 .

Os restos mortais de Vasco da Gama estiveram sepultados na Igreja de São Francisco em Cochim até serem transladados para Portugal em 1539.

A chegada dos Neerlandeses

Forças da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (VOC) conquistaram Cochim em 1663, com o apoio do Samorim de Calecute. A cidade tornou-se a capital do Malabar Neerlandês, e muitos dos templos católicos ali existentes foram destruídos.

Em 1773 as forças sob o comando de Hyder Ali, estenderam as suas conquistas até à região do Malabar, forçando Cochim a tornar-se tributária do Reino de Mysore.

O domínio Britânico

Pelos termos do Tratado Anglo-Neerlandês de 1814, Cochim foi cedida aos Britânicos em troca da ilha de Bangka, na Indonésia. A cidade integrou o Império Colonial Britânico até ao século XX, mantendo-se um importante porto e ativo centro comercial.

Em 1947, quando a Índia obteve a sua independência do poder colonial britânico, Cochim foi o primeiro principado a unir-se à União Indiana voluntariamente, vindo a constituir-se na sua capital.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 04/09/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (5).


  • Fort Kochi

  • Castelo Manuel

  • Fortress

  • 1501 (AC)




  • Portugal











  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Kerala
    City: Kochi



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort Kochi