Fort of Santa Bárbara de Colombo

Colombo, Western - Sri Lanka

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (8)

Images (8)

O "Forte de Santa Bárbara", também referido como “Fortaleza de Colombo” localizava-se em Colombo, no Ceilão, atual Sri Lanka.

História

Forças portuguesas, sob o comando de D. Lourenço de Almeida, alcançaram o Ceilão em 1506, vindo a celebrar um tratado com o rei de Cota, Parakramabahu VIII (1484–1508), que lhes permitiu negociar a safra de canela, que se distribuía ao longo das áreas costeiras da ilha, inclusive Colombo, a cidade mais importante do reino de Cota. Pelos termos do tratado, era concedida aos Portugueses plena autoridade sobre a linha de costa em troca da promessa de defendê-la contra quaisquer invasores. Eram ainda autorizados a estabelecer um entreposto comercial em Colombo.

Os conflitos com os muçulmanos levaram a que Colombo fosse conquistada pelo terceiro Vice-rei do Estado Português da Índia, D. Lopo Soares de Albergaria (1515-1518), que aí deu início a uma fortificação, sob a invocação de Santa Bárbara. Cercada em 1521, esta primitiva fortificação foi desmantelada em 1524.

Em 1554,o capitão-mor do Ceilão, deu início a uma nova fortaleza em Colombo, iniciando-se o desenvolvimento da cidade.

Enquanto isso, o rei Cingalês Mayadunne estabeleceu um novo reino em Sitawaka, um domínio no reino Cota. Em pouco tempo anexou grande parte do reino de Cota e forçou os Portugueses a recuar para Colombo, que foi repetidamente assediada por Mayadunne e os reis posteriores de Sitawaka, forçando os Portugueses a buscar reforços em sua base principal, em Goa, na Índia. Apenas após a queda do reino, em 1593, é que os Portugueses foram capazes de estabelecer o controlo completo sobre a área costeira, com Colombo como sua capital.

Em 1634 a guarnição militar do Ceilão compreendia 1.000 europeus distribuídos por vinte companhias, 500 civis europeus, dos quais 70 integravam as referidas companhias, e 1.500 lascarins (soldados nativos).
>
A cidade portuguesa de Colombo foi destruída pelo cerco da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (VOC) de 1655-1656. Os seus novos senhores reedificaram e reforçaram a fortificação.

Devido aos conflitos entre os Neerlandeses e os reis Cingaleses do interior, o forte manteve-se uma importante base militar, tendo continuado a sofrer assédios em diversas ocasiões.

Todas as possessões Neerlandesas passaram para o domínio britânico pelo Tratado de 1796. Estes, entretanto, deixaram de cumprir a disposição do Tratado Luso-Britânico de 1661, que previa a restituição a Portugal dos territórios usurpados pelos Países Baixos.

O forte tornou-se o centro da administração Britânica e, em 1815, pela Convenção de Kandy, Colombo tornou-se a capital da ilha.

Em 1870, cessada a função estratégica do forte, as suas muralhas foram demolidas em função do progresso urbano da área.

Embora nenhum vestígio do forte tenha chegado até nós, esta parte de Colombo ainda é conhecida como “Fort” e constitui-se no centro empresarial da cidade.

Características

O primitivo forte de Colombo apresentava formato triangular, com baluartes nos vértices e uma torre no centro.

A fortificação iniciada em 1554, apresentava maiores dimensões que a anterior, tendo esse sistema defensivo sido sucessivamente melhorado até ao século XVII. A principal estrutura de defesa da cidade, a couraça de Santa Cruz, era reforçada por um sistema de fortificações adaptado ao terreno.

Colombo obteve proeminência enquanto centro da administração Neerlandesa na ilha e a sua fortificação foi ampliada tanto visando a defesa marítima quanto a terrestre. Desse modo, parte da fortificação portuguesa foi demolida, e reconstruída, visando tirar partido da posição estratégica de seu local, entre um lago e o mar.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 29/12/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (8).


  • Fort of Santa Bárbara de Colombo

  • Fortaleza de Colombo

  • Fort

  • 1521 (AC)



  • Manuel I of Portugal

  • Portugal

  • 1870 (AC)

  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : Sri Lanka
    State/Province: Western
    City: Colombo



  • Lat: 6 -57' 56''N | Lon: 79 -51' 18''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Santa Bárbara de Colombo