Fort of São Tomé de Cranganor

Kodungallur, Kerala - India

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (3)

Images (3)

O “Forte de São Tomé de Cranganor”, também referido como "Fortaleza de Cranganor", “Forte de Cranganore”, “Forte de Kodungallur” e “Forte de Tipu”, localiza-se na costa do Malabar, a cerca de 2 quilómetros da cidade de Cranganor (atual Kodungallur), no distrito de Thrissur, no estado de Kerala, no sudoeste da Índia.

História

Foi erguida em 1507, por determinação do primeiro Vice-rei do Estado Português da Índia, D. Francisco de Almeida:

"Justando assy o Visorey muyto no amor d'EIRey, e de todos os Regedores, e dos principaes da terra, que elle a todos muyto grangeaua, pera os ter da sua mão pera o que comprisse, ElRey lhe muyto rogou que mandasse fazer hum castello forte na estrema de dous rios principaes, que vinhão de Cranganor e da parte de Cochym, *e* aly se estremauão, que era o principal passo per que o Rey de Calecut quisera passar esta derradeira vez, e seria pera guardar este passo, e também guardaria que nenhuns tones de pimenta passassem pera Calecut, e pera Cranganor, onde carregauão zambucos e barcos pequenos, que a leuauão a Calecut pera a l * carregação das * naos de Meca; o que pareceo muyto bem ao Visorey, e logo mandou fazer huma casa forte sobradada, no lugar que ElRey disse. E por baixo lhe pôs dous tiros grossos contra os rios, e no sobrado coatro falcões, e dous bombardeiros e hum Capitão com outo homens. A qual capitania deu o Visorey de palaura a hum Luiz Aluares, bom caualleiro, homem de idade, que tinha muyto seruido, pera que aly estiuesse, com ordenado que somente abrangia a sua mantença. E porque o Visorey lhe nom mandou logo fazer o aluará, o sacretario Gaspar Pereira, atreuido em seu cargo, fez hum aluará deste castello a hum homem de sua valia, confiado que o Visorey o assinaria, e lho apresentou que o assinasse, de que o Visorey ouve paixão, e lhe disse: 'Esta capitania tem já dada o Visorey da Índia, porque o cargo he seu.' De que o Gaspar Pereira se mostrou muy aggrauado, e falaua contra o Visorey males, que dizião ao Visorey. E a casa foy feita muy forte, e prouida do necessario, com os homens e seu Capitão, o que tudo quisera pagar EIRey, mas o Visorey nom quis, dizendo que ElRey lhe raandaua que á sua custa fizesse todas as despezas, que comprissem pera segurança de seu Reyno. Do que ElRey ouve muyto prazer, vendo as grandezas de amizades que lhe o Visorey fazia." (in BN Digital)

Foi reconstruída em 1523 sob a invocação de São Tomé, e ampliada em 1536.

Em 1662, caiu diante das armas da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (VOC).

O local terá sido novamente fortificado, conforme planta e projeto franceses datado de 1709.

Posteriormente, na segunda metade do século XVIII, caiu sob o controlo do sultão Tipu, para ser recuperado pelos Neerlandeses. Eventualmente retornou às mãos do sultão, que o fez arrasar um ano mais tarde.

Uma inscrição epigráfica no local recorda: "CRANGANORE FORT / BUILT BY THE PORTUGUESE / ABOUT AD.1503. / CONSERVED AS A HISTORIC RELIC / BY THE GOVERNMENT / OF TRAVANCORE / AD.1909"

Atualmente encontra-se em ruínas.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

Apresentava planta quadrada, com muralhas de 18 pés de espessura e baluartes circulares nos vértices. A povoação que defendia também estava muralhada e contava com cinco baluartes.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 01/12/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (3).


  • Fort of São Tomé de Cranganor

  • Fortaleza de Cranganor, Forte de Cranganore, Forte de Kodungallur, Forte de Tipu

  • Fort

  • 1507 (AC)



  • Manuel I of Portugal

  • Portugal


  • Abandoned Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Kerala
    City: Kodungallur



  • Lat: 10 -12' 15''N | Lon: 76 -13' 18''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São Tomé de Cranganor