Forte de Nossa Senhora da Penha de Caranjá

Mumbai, Maharashtra - India

O “Forte de Nossa Senhora da Penha de Caranjá”, também referido apenas como "Forte de Caranjá", localizava-se na povoação de Karanja (Caranjá), hoje Uran, na Área Metropolitana de Mumbai (Bombaím), no estado de Maharashtra, na Índia.

História

O forte desenvolveu‐se ao redor de uma ermida ou capela sob a mesma invocação, situada no topo de um monte, na parte sul da península de Caranjá.

Este território na zona ocidental da baía de Bombaim teve uma presença portuguesa significativa entre 1534 e 1739, especialmente devido à exploração de salinas. A sua povoação principal – a atual Uran – era defendida pelo Forte de São Miguel de Caranjá, que desapareceu por completo. Dentro deste forte morava o capitão do cassabé de Caranjá, pertencente ao distrito de Baçaim da Província do Norte. Enquanto a ermida da Penha existia já em 1604, a fortificação envolvente data provavelmente da guerra luso‐marata de 1683‐1684, ocasião em que as forças portuguesas sofreram um assédio no topo do monte durante três meses. Em 1686 prosseguiam as obras de uma cisterna dentro do perímetro da fortificação, determinadas pelo então Vice-rei do Estado Português da Índia, Francisco de Távora, 1º conde de Alvor (1681-1686).

Um relatório datado de 1728 assinalava seis peças de artilharia na fortificação, então guarnecida por cinquenta soldados.

Em 1739 os sucessores de Kanhoji Angriá conquistaram a península de Caranjá. Pouco depois, em 1774, os ingleses ocuparam a península, erguendo um farol sobre as estruturas do forte português.

Características

O forte apresentava planta era retangular, com baluartes em três dos seus vértices.

A ascensão para as ruínas da capela e fortificação de Nossa Senhora da Penha efetua‐se através de uma estreita e sinuosa escadaria na vertente norte da montanha de Dronagiri, cerca de um quilómetro a sul de Uran. Ultrapassada a entrada da fortificação, existe um terreiro com vestígios de cisternas e as ruínas da capela.

  • Forte de Nossa Senhora da Penha de Caranjá

  • Forte de Caranjá

  • Fort

  • 1683 (AC)




  • Portugal











  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Maharashtra
    City: Mumbai

    Uran, Área Metropolitana de Mumbai, estado de Maharashtra, Índia.


  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de Nossa Senhora da Penha de Caranjá