Forte de Danu

Dahanu, Maharashtra - India

O “Forte de Danu” localizava-se na cidade e município de Dahanu, no distrito de Thane, no estado de Maharashtra, na Índia.

História

Foi erguido por forças portuguesas no século XVI, quando estas afirmaram o seu domínio na costa ocidental indiana, entre Damão, ao norte, e Caranjá, ao sul. Eles dividiram a área de Thana em duas: Damão e Vasai (também referida como Basai pelos muçulmanos, Baçaim pelos Portuguese, Bajipur pelos Marathas e Bassein pelos Britânicos), então um importante centro naval, sendo Dahanu (então chamada “Danu”) incluída na divisão de Damão juntamente com três outros distritos: Sanjan, Tarapur e Mahim. (Gazetteer of the Bombay Presidency (reprodução facsimilada). Thana. Originalmente impresso em 1882. Volume XIII, Parte II, p. 455.)

Em janeiro de 1739, os Marathas sob a liderança de Chimaji Rao Appa capturaram o forte de Dahanu, e com a subsequente captura de Mahim, os portugueses começaram a perder o controlo sobre a costa ocidental da Índia.

Em 1818 a região e o forte passaram para o controlo dos Britânicos, em consequência do Tratado de Baçaim (1802). Neste período o forte foi descrito como:

O forte, no banco norte do rio, a pequena distância da sua foz, é de pedra aparelhada e bem construído. Em 1818 os muros, com uma média de 38 pés de altura e 10 pés de largura, encontram-se em excelente condição, defendidos por quatro torres casamatadas com terraços arruinados.

Dahanu foi descrita em 1882 sob o título de “Lugares de interesse em Thana” como um porto de mar e um forte.

No século XX, após a independência, o forte foi utilizado como prisão.

Atualmente as suas dependências abrigam o escritório de Tehsildar, um posto de polícia, uma torre de vigia em um dos baluartes, uma prisão local, e algumas moradias de policiais. O antigo forte contava ainda com um poço em seu interior, hoje coberto.

Características

O primitivo forte português, como os de Maim e de Trapor, apresentava planta no formato circular e dimensões semelhantes. Contava apenas com um baluarte.

  • Forte de Danu


  • Fort





  • Portugal











  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Maharashtra
    City: Dahanu



  • Lat: 19 -59' 39''N | Lon: 72 -44' 47''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de Danu