Forte de Maim

Mumbai, Maharashtra - India

O “Forte de Maim” localiza-se em Mahim, na vizinhança de Mumbai, a capital do estado de Maharashtra, na Índia.

Localizado estrategicamente sobre a baía de Mahim, integrava o sistema defensivo de Mumbai. Possuía vista para Worli a sul, Bandra a norte, e a ilha de Mahim, onde se erguia, a leste.

História

Uma frota Portuguesa ancorou pela primeira vez no porto de Mumbai (Bombaim) em 1509, tendo obtido suprimentos na ilha de Mahim.

O forte aí existente foi conquistado em 1516 por forças Portuguesas sob o comando de D, João de Monoy.

O forte foi palco de conflitos frequentes entre as forças portuguesas e o Ali Shah, um governante Gujarati, até que o arquipélago de sete ilhas (compreendendo a de Mahim) foi definitivamente conquistada ao Bahadur Shah de Gujarate pelos Portugueses em 1534. A partir de então o forte terá sido reconstruído ou reforçado.

Em 1661 os portugueses cederam à Inglaterra o arquipélago de Bombaim como dote casamento de Catarina de Bragança com Carlos II da Inglaterra.

Em março de 1667, a coroa inglesa arrendou o arquipélago à Companhia Inglesa das Índias Orientais, pelo montante de 10 libras de ouro por ano.

A partir de 1670 o forte de Mahim foi reconstruído por iniciativa do terceiro governador de Mumbai, Gerald Aungier.

Em 1684, Sir Thomas Grantham reforçou o forte e tornou-se uma torre de vigia estratégico contra possíveis ataques das forças Portuguesas instaladas na ilha de Salcete a norte.

Em 1772, forças Portuguesas tentaram assaltar o forte, mas foram repelidos pelos tiros da artilharia dos defensores. De acordo com os relatos históricos, o forte estava guarnecido por 100 homens e artilhado com 30 peças. A Basílica de Nossa Senhora do Monte, em Bandra, foi danificada nesta ocasião.

Em nossos dias, muros de concreto e favelas tomaram conta do seu entorno, ocultando-lhe parcialmente a vista. A estrutura ressente-se dos danos causados pelo abandono e pela erosão marinha.

O forte encontra-se classificado como uma herança cultural de Grau I, o mais elevado no país em termos de importância.

Em 2011 a “Hotel and Restaurant Association for Western India” entrou em contacto com o Departamento Estadual de Turismo visando obter o domínio, restaurar e gerir o Forte de Mahim. O forte encontra-se sob a responsabilidade do Departamento de Arqueologia e Museus do Estado de Maharashtra.

Características

O primitivo forte português, como os fortes de Danu e de de Trapor, apresentava planta no formato circular e dimensões semelhantes.

  • Forte de Maim


  • Fort

  • 1534 (AC)




  • Portugal


  • Featureless and Badly Conserved






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Maharashtra
    City: Mumbai



  • Lat: 19 -3' 29''N | Lon: 72 -51' 43''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de Maim