Praça-forte de Chaul

Chaul, Maharashtra - India

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

A “Praça-forte de Chaul”, também referida localmente hoje apenas como "Revdanda Fort", localiza-se na povoação de Revdanda, município de Alibag, distrito de Raigad, estado de Maharashtra, na costa oeste da Índia.

História

Em março de 1508, uma armada do sultão mameluco do Cairo, em apoio ao sultão do Gujarate, derrotou as forças Portuguesas na Batalha de Chaul.

A primeira fortificação portuguesa na área remonta ao governador da Índia D. Diogo Lopes de Sequeira (1518-1522), que obteve autorização para levantar uma fortificação nas imediações da cidade e porto de Chaul em 1521. Esta foi erguida no banco sul do rio Kundalika.

Mais tarde, em outubro de 1531, as forças portuguesas ergueram uma nova fortificação em alvenaria de pedra e cal, de planta quadrada, denominada como Santa Maria do Castelo. Com acomodações para 120 homens, em seu interior erguia-se uma igreja sob a invocação de Santa Maria.

Em torno da nova fortificação portuguesa desenvolveu-se uma povoação: Chaul-o-Novo. Um tratado de 1558, entretanto, impediu que esta fosse envolvida por uma cerca. Desse modo, assediada pelo Sultão de Ahmadnagar, Nizam Shahi em 1570-1571, foi conquistada e arrasada.

Reconstruída, foi envolvida por uma cerca, amparada por baluartes de orelhão, cada um com quatro revezes. Estas obras estariam concluídas somente após 1582.

Mais tarde, em 1594, os portugueses conquistam o Morro de Chaul, um promontório rochoso no lado norte do rio em frente a Chaul, posição estratégica de difícil acesso, que passou a ser defendida por um avançado sistema de fortificações (Forte de Korlai) adaptadas ao relevo, destacando-se o conjunto de couraça e baluartes, dominando a povoação e seu porto.

A cidade resistiu a vários novos ataques, e as suas obras defensivas foram ampliadas em 1613.

Em fins do século XVII e início do XVIII a Índia Portuguesa declinou em importância política e económica, o que se refletiu na Praça-forte de Chaul.

Diante do declínio do poder do Império Mughal no início do século XVIII, os Maratha estenderam o seu controlo à Índia Central e Ocidental. A colónia portuguesa de Kalyan foi capturada pelo Maratha em 1720, e em 1737 o general Maratha Angria iniciou uma campanha conjunta para capturar os restantes territórios portugueses. As praças de Chaul e do Morro de Chaul estiveram sob assédio de março a outubro de 1739. Após a captura de Baçaim em 1740, um tratado de paz foi concluído, e no dia 18 de setembro de 1740, de acordo com os seus termos, Chaul foi cedida aos Maratha.

A cidade foi posteriormente abandonada, vindo a cair em ruínas.

Atualmente encontra-se em ruínas, envoltas pela vegetação, onde abundam exemplares de coqueiro ("Cocus nucifera") e palmeira de areca ("Areca catechu").

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

O perímetro total do conjunto é de cerca de 5 quilómetros. Primitivamente era defendido naturalmente pelas águas em três de seus lados. O acesso era feito pelo lado sul. O portão de armas é encimado por uma pedra com as armas de Portugal, encimada por outra com a Cruz de Cristo, entre outros elementos decorativos.

No interior do forte podem ser vistas antigas peças de artilharia antecarga, de alma lisa de ferro, e respectivas balas de canhão. Escadas dão acesso à parte superior da porta de armas, e podem ser observadas as ruínas de diversas edificações no interior do perímetro, inclusive uma torre de cinco pavimentos encimada por dois nichos para sinos, adossada à Capela de São Francisco Xavier. Há uma antiga passagem sob as muralhas que se encontra fechada em nossos dias.

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Porta do Mar [de Chaul]
Página sobre a Porta do Mar em Chaul, na Índia, na base de dados do Património de Influência Portuguesa (HPIP), da Fundação Calouste Gulbenkian.

http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage/Obra?a=361

 Print the Related links

Contribution

Updated at 05/02/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Praça-forte de Chaul

  • Revdanda Fort

  • Fortified City

  • 1521 (AC)




  • Portugal


  • Abandoned Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Maharashtra
    City: Chaul

    Revdanda Fort
    Revdanda, Maharashtra 402202
    Índia


  • Lat: 18 -33' 3''N | Lon: 72 -56' 19''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Praça-forte de Chaul