Fort of Moti Daman

Daman, Daman and Diu - India

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (3)

Images (2)
Videos (1)

A “Praça-forte de Damão” localizava-se na margem esquerda do rio Damanganga, na cidade, distrito e concelho de Daman, no território da União de Daman & Diu, na Índia.

Na costa do golfo de Cambaia, o distrito de Damão era constituído pelos concelhos de Damão, Nagar-Aveli e Dadrá. O antigo concelho de Damão era constituído pelas freguesias de Damão Grande (Moti Daman), Damão Pequeno (Nani Daman) e Sé.

História

O primeiro contato dos portugueses com Damão deu-se em 1523, quando ali aportaram os navios de Diogo de Melo, colhidos por um violento temporal quando em trânsito para Ormuz.

Em 1534, o Governador da Índia, D. Nuno da Cunha (1529-1538), enviou António Silveira arrasar os baluartes islâmicos de Damão, uma vez que ali se situavam os estaleiros e os armazéns necessários ao aparelhamento das frotas islâmicas que combatiam as armadas portuguesas. Também foi enviado a Damão o capitão-mor Martim Afonso de Sousa, com a mesma comissão, assim fixada por CASTANHEDA:

"Entregue Martim afonso de sousa da armada, partiose pera a vila de Damão, & leuaua trinta & cinco velas, em qve yrião seysencentos Soldados, & coesta frota chegou a Damão, hum lugar do reyno de Cambaya, situdo na ponta da sua enseada da banda do Sul por hu rio acima õde el rey de Cãbaya tinha hua fortaleza forte & bem artilhada, quadrada, & em cada quadra hu baluarte, & tinha hua sô porta. E sabedo ho capitaõ dela, que era Turco, a yda de Martim afono queymou ho lugar, & destruyo tudo ao derredor, & recolheo a gente na fortaleza (...) & estauã todos muito confiados de poderem defender aquela fortaleza ao gouernador da Índia, quãto mays a Martim afonso, que sabião q leuaua pouca gente (...)"  (De como Martim afonso de sousa tomou a vila de Damão. In: CASTANHEDA, Fernão Lopes de. História do Descobrimento e Conquista da Índia, livro VIII, cap. LXXXII, 1561)

Depois do duro combate, conclui CASTANHEDA:

"(...) E roubada a fortaleza, deteuese Martim afonso tres dias em a derribar e arrasar, que parecia que ña esteuera aly, & daqui foy correndo a costa ate Diu, & coesta vitoria lhe ouuerão os mouros grande medo, & el rey de Cãbaya a sintio muyto." (Op. cit.)

Damão foi cedida aos portugueses pelo Sultão do Gujarate em 1558, sendo Governador da Índia Portuguesa o Vice-rei D. Constantino de Bragança (1558-1561), que dali teve de desalojar mercenários abissínios, os Siddis (1559).

A zona de Damão Pequeno, na margem direita do rio, foi ocupada em 1614.

Em 18-19 de dezembro de 1961 a intervenção militar das forças armadas da União Indiana ("Operação Vijay"), anexou Goa, Damão e Diu à Índia.

A fortificação portuguesa

Consolidada a ocupação da cidade a partir de 1559, conservando a primitiva fortificação islâmica em seu interior, os Portugueses iniciaram a construção de uma cerca envolvente, reforçada por dez baluartes em forma de espigão. Ainda incompleta em 1582, no século XVII atingia a extensão de 2.000 metros.

A defesa da praça era complementada pelos fortes de São Jerónimo (Damão Pequeno), de São Gens, de Trapor, de Sirgão e de Maim.

Aqui serviu, por um curto período em fins do século XVIII, o poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage.

A fortificação ("Fort of Moti Daman") encontra-se classificada como Monumento de Importância Nacional pelo "Archaeological Survey of India" com a referência N-DD-2.

Chegou aos nossos dias, a maior parte conservada na sua forma original.

Hoje em dia a maioria dos escritórios do governo municipais está situada dentro deste forte.

  • Fort of Moti Daman

  • Fortaleza de Damão, Fortaleza de Daman

  • Fortified City

  • 1558 (AC)




  • Portugal


  • Featureless and Semiconserved

  • National Protection
    A fortificação ("Fort of Moti Daman") encontra-se classificada como Monumento de Importância Nacional pelo "Archaeological Survey of India" com a referência N-DD-2.







  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Daman and Diu
    City: Daman



  • Lat: 20 -25' 31''N | Lon: 72 -51' 59''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Moti Daman