Forte do Paraguassú

Maragogipe, Bahia - Brazil

O Forte do Paraguassú localizava-se à margem direita, a cerca de 16 Km da foz, do Rio Paraguassú, na cidade de Maragogipe, no Estado da Bahia.

Um documento datado de 1659 dá conta da existência de três fortes na região: o Forte de Santa Cruz do Paraguaçu, o Forte do Paraguaçu, e o Fortim da Força. No contexto da Guerra Holandesa (1630-54), tinham a função de impedir o acesso de invasores ao sertão do Iguape e seus engenhos de açúcar, e às vilas de Maragojipe e Cachoeira.

Estrutura relacionada por GARRIDO (1940), que lhe atribuiu planta no formato de um polígono retangular, com as medidas de 22 metros de frente por 40 metros de fundo, flanqueando o rio por três lados. À época da 1ª Guerra Mundial (1914-18), e 1915 encontrava-se em ruínas (Op. cit., p. 95-96).

BARRETTO (1958) relaciona-o como Forte do Paraguaçu ou Forte do Alemão, esclarecendo que se constituía em uma bateria retangular em alvenaria de tijolos, guarnecido por dois soldados e artilhada com sete peças (duas de calibre 8 libras, três de 6 e duas de 4) (Op. cit., p. 182).

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte do Paraguaçu
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte do Paraguaçu, que localizava-se à margem direita, a cerca de dezesseis quilômetros da foz, do rio Paraguaçu, no Estado da Bahia, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_do_Paragua%C3%A7u
Fortes da Bahia
Website Mar da Bahia versando sobre os Fortes de São Marcelo, Santo Antônio da Barra, Santa Maria, São Paulo da Gamboa, São Diogo, São Pedro, Monte Serrat, Santo Alberto, Jequitaia, Rio Vermelho, Santo Antônio Além do Carmo, Barbalho, Paraguassú e Morro de São Paulo, todos localizados no Estado da Bahia.

http://www.mardabahia.com.br/fortes_salv.php
Fortificações de Salvador
Website Mar da Bahia, versando sobre as seguintes fortificações de Salvador, Estado da Bahia: Forte São Marcelo, Forte de Santo Antônio da Barra, Forte de Santa Maria, Forte de São Paulo da Gamboa, Forte de São Diogo, Forte de São Pedro, Forte do Monte Serrat, Forte de Santo Alberto, Forte da Jequitaia, Forte do Rio Vermelho, Forte de Santo Antônio Além do Carmo, Forte do Barbalho, Forte do Paraguassú e Forte do Morro de São Paulo.

http://mardabahia.com.br/fortes_salv.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 24/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte do Paraguassú

  • Forte do Alemão; Fortinho do Paraguassú; Forte de Santa Cruz do Paraguassú; Forte da Barra de Santa Cruz do Paraguassú; Forte da Salamina.

  • Fort

  • 1650 (AC)




  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Bahia
    City: Maragogipe

    Localizado à margem direita, a cerca de 16 Km da foz, do Rio Paraguassú, na cidade de Maragogipe, no Estado da Bahia.


  • Lat: 12 50' 45''S | Lon: 38 50' 12''W




  • Estava artilhada com sete peças (duas de calibre 8 libras, três de 6 e duas de 4) BARRETTO (1958:182).

  • GARRIDO (1940), atribuiu-lhe planta no formato de um polígono retangular, com as medidas de 22 metros de frente por 40 metros de fundo, flanqueando o rio por três lados.
    BARRETTO (1958) informa que o forte constituía-se em uma bateria retangular em alvenaria de tijolos.





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte do Paraguassú