Fortificações de Porto Seguro

Porto Seguro, Bahia - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

As Fortificações de Porto Seguro localizadas provavelmente sobre a Praia de Curuípe ("curuípe" = sapo de boca grande, em língua tupi), na antiga Vila de Santa Cruz, atual Porto Seguro, no litoral do Estado da Bahia.

A fortificação primitiva da região remonta a uma feitoria atribuída a Cristóvão Jacques em 1526, nas imediações da Baía Cabrália. Também conhecida como Feitoria de Santa Cruz ou Reduto de Santa Cruz. Na região, uma estrutura sucessora posterior, denominada como Bateria da Costa, Fortim da Costa ou Fortim de Santa Cruz, teve como função a defesa da enseada de Porto Seguro e o seu ancoradouro.

De acordo com Barretto (1958), ela estava guarnecida por um capitão, e artilhada com cinco peças de ferro de calibre 5 libras. À época (1958), restavam apenas as ruínas da estrutura, com dois canhões, mais um terceiro jazendo perto da praia.

O historiador Hélio Vianna, crítico dessa edição, entende que as peças de bronze danificadas e abandonadas, deveriam provir da fortificação do primitivo donatário, Pero de Campos Tourinho, erguida a partir de 1535.

De acordo com BARRETTO (1958), uma estrutura denominada como Bateria ou Fortim da Costa, teve como função a defesa da enseada de Porto Seguro e o seu ancoradouro. Estava guarnecida por um Capitão, e artilhada com cinco peças de ferro de calibre 5 libras (op. cit., p. 187).

Em que pesem as controvérsias historiográficas, desde 1968 encontra-se tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o "acervo paisagístico do Município de Porto Seguro, específicamente (...) o conjunto arquitetônico e paisagístico da Cidade Alta [de Porto Seguro], bem como (...) as ruínas do Fortim, Reduto ou bateria da Costa, juntamente com as duas velhas peças de artilharia ali existentes e o antigo canhão que jaz perto da praia (...)" (SOUZA, 1983:111).

Atualmente no local, a título de mirante municipal, podem se observar pequenos trechos de muralha, e seis antigas peças de artilharia antecarga, de alma lisa, desmontadas, em condições precárias de conservação. O conjunto histórico da Cidade Alta, em Porto Seguro, é considerado monumento nacional desde 1973. O mesmo autor refere ainda que fazem parte desse acervo o "Reduto de Santa Cruz, com sua respectiva fortaleza, de onde Gonçalo Coelho combateu a invasão francesa de 20 de janeiro de 1506." (op. cit., p. 134).

Suas ruínas estão tombadas pelo Patrimônio Histórico desde 1968, compreendidas dentro do conjunto histórico da Cidade Alta em Porto Seguro, considerado como monumento nacional desde 1973.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificações de Porto Seguro
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as fortificações de Porto Seguro, que localizavam-se possívelmente sobre a praia de Curuípe (do tupi "curuípe", sapo de boca grande), na antiga vila de Santa Cruz, atual Porto Seguro, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Porto_Seguro

 Print the Related links

Contribution

Updated at 20/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Projeto Fortalezas Multimídia (Bernardo) (2).


  • Fortificações de Porto Seguro


  • Fortifications Group

  • 1503 (AC)


  • Cristovão Jaques


  • Portugal


  • Abandoned Ruins

  • National Protection





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Bahia
    City: Porto Seguro

    "Localizadas provavelmente sobre a Praia de Curuípe (""curuípe"" = sapo de boca grande, em língua tupi), na antiga Vila de Santa Cruz, atual Porto Seguro, no litoral do Estado da Bahia."


  • Lat: 16 26' 29''S | Lon: 39 3' 49''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortificações de Porto Seguro