Fort of Rua Longa

Praia da Vitória, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (8)

Images (8)

O “Forte da Rua Longa” localiza-se na freguesia dos Biscoitos, concelho da Praia da Vitória, na costa norte da ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Em posição dominante sobre este trecho do litoral, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa da enseada do Rolo (de "pedra rolada") contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História

Pouco se sabe acerca de sua construção ou evolução, uma vez que nem o padre António Cordeiro (“Historia Insulana”), nem Francisco Ferreira Drummond (“Anais da Ilha Terceira”), o referem.

Sabe-se, entretanto, que Pero Anes do Canto (1480-1556) proveu a fortificação do porto da Cruz dos Biscoitos (Forte de São Pedro) e parece lógico que o mesmo tenha se preocupado em criar uma defesa na outra enseada deste povoado, onde um desembarque era possível: a enseada do Rolo

Há quem defenda que o porto de Pero Anes do Canto se situava, na realidade, na baía do Rolo, sendo assim o Forte da Rua Longa aquele que o Provedor das Armadas fez construir, embora não haja documentos que corroborem esse raciocínio.

Encontrava-se guarnecido em julho de 1853, data do "Plano de Defesa da Ilha Terceira". (MARTINS, 2017:204)

A "Relação" do marechal de campo Barão de Basto em 1862 informa que se encontrava incapaz desde longos anos, e complementa: "(...) É uma obra simplesmente de terra, construida em propriedade particular, e só deve ser reconstruida quando as circunstancias o exijão." (BASTO, 1997:267.)

A obra de Manuel Faria, “Pedras que falam, pedras que formam. Praia da Vitória”, apresenta iconografia de autor e data desconhecidos, intitulada “Planta dos Biscoitos com os fortes do Porto e da Rua Longa”.

No contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) abrigou um "ninho" de metralhadoras. Do mesmo modo, as ruínas de uma pequena casa à sua entrada, também se devem relacionar com a obra efetuada durante aquele conflito, uma vez que essa edificação não consta da planta de 1898.

Encontra-se compreendido dentro da Área de Paisagem Protegida das Vinhas dos Biscoitos.

Em nossos dias o conjunto foi recuperado por iniciativa da Junta de Freguesia.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

O tombo de 1881 aponta-lhe os vestígios, e a planta então desenhada permite compreender que se tratava de fortificação de pequenas dimensões, embora já não mostre a existência de canhoneiras, edificações de serviço ou parapeitos para fuzilaria.

É possível que nos anos imediatamente a seguir tenha sofrido algumas obras, a crer-se em planta posterior, datada de 1898, e que o apresenta com duas canhoneiras, nos muros voltados ao mar.

  • Fort of Rua Longa


  • Fortin





  • Portugal


  • Featureless and Well Conserved

  • Other: tell us by e-mail
    Encontra-se compreendido dentro da Área de Paisagem Protegida das Vinhas dos Biscoitos.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Praia da Vitória



  • Lat: 38 -48' 7''N | Lon: 27 14' 46''W






  • Em nossos dias foi recuperado, por iniciativa da Junta de Freguesia.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Rua Longa