Fortim da Ribeira do Góis

Salvador, Bahia - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O Fortim da Ribeira do Góis localizava-se no ancoradouro da Ribeira, ao lado do Arsenal de Marinha, na cidade baixa em Salvador, no litoral do Estado da Bahia.

Em 1549, com a chegada do Governador Geral Tomé de Souza (1549-53), com risco do "Mestre de pedraria" Luís Dias, foram construídos dois baluartes (ou baterias) de faxina (madeira, posteriormente taipa, cf. BARRETTO, 1958:166) no porto de Salvador, com a função de defesa do ancoradouro da nova Capital (SOUZA, 1885:91). Um deles foi erguido sobre um rochedo na Ribeira do Góis (Bateria da Ribeira).

No mesmo local, aproximadamente em 1622, com risco do Engenheiro-mór e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-34), foi construído um baluarte poligonal (Bateria Nova da Ribeira?).

SOUZA (1885) denomina-o como Forte de São Fernando ou Forte da Ribeira, localizando-o, à época (1885), ao lado do Arsenal de Marinha, e informando que se encontrava artilhado, em 1809, com onze peças, cruzando fogos com o Forte de São Marcelo (Op. cit., p. 97). Acreditamos que o autor tenha se baseado no "Parecer sobre a fortificação da Capital", do Brigadeiro José Gonçalves Leão, presidente da Junta encarregada pelo Governador da Bahia, em 1809, de propor as obras necessárias para a defesa da península e do recôncavo (in: ACCIOLI. Memórias Históricas da Bahia. Vol. VI. p. 179 e segs).

GARRIDO (1940) segue as informações de SOUZA (1885), atribuindo-lhe planta em formato retangular, localizando-o próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com a função de defesa do Arsenal de Marinha, à época (século XVII) conhecido como "Ribeira das Naus", mas apresentando o ano do levantamento da artilharia como 1808 (Op. cit., p. 89).

BARRETTO (1958) localiza o Baluarte seiscentista no local onde se erguia, à época (1958), a Escola de Aprendizes Marinheiros (Op. cit., p. 166). Identifica o Fortim da Ribeira, ou Forte da Ribeira, defendendo os flancos do Forte do Mar (Forte de São Marcelo), dando-o como guarnecido por um Capitão, um Sargento, dois Tambores e seis soldados, e artilhado com trinta e uma peças de ferro (nove de calibre 24 libras e vinte e duas de 8) (Op. cit., p. 175).

Não confundir este Forte de São Fernando com o Fortim de São Fernando, erguido no século XVIII.

  • Fortim da Ribeira do Góis

  • Forte de São Fernando, Forte da Ribeira

  • Fortin

  • 1549 (AC)


  • Luiz Dias


  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Bahia
    City: Salvador

    Localizado no ancoradouro da Ribeira, ao lado do Arsenal de Marinha, na cidade baixa em Salvador, no litoral do Estado da Bahia.


  • Lat: 12 54' 56''S | Lon: 38 29' 42''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortim da Ribeira do Góis