Fortim da Ribeira do Góis

Salvador, Bahia - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O Fortim da Ribeira do Góis localizava-se no ancoradouro da Ribeira, ao lado do Arsenal de Marinha, na cidade baixa em Salvador, no litoral do Estado da Bahia.

Em 1549, com a chegada do Governador Geral Tomé de Souza (1549-53), com risco do "Mestre de pedraria" Luís Dias, foram construídos dois baluartes (ou baterias) de faxina (madeira, posteriormente taipa, cf. BARRETTO, 1958:166) no porto de Salvador, com a função de defesa do ancoradouro da nova Capital (SOUZA, 1885:91). Um deles foi erguido sobre um rochedo na Ribeira do Góis (Bateria da Ribeira).

No mesmo local, aproximadamente em 1622, com risco do Engenheiro-mór e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-34), foi construído um baluarte poligonal (Bateria Nova da Ribeira?).

SOUZA (1885) denomina-o como Forte de São Fernando ou Forte da Ribeira, localizando-o, à época (1885), ao lado do Arsenal de Marinha, e informando que se encontrava artilhado, em 1809, com onze peças, cruzando fogos com o Forte de São Marcelo (Op. cit., p. 97). Acreditamos que o autor tenha se baseado no "Parecer sobre a fortificação da Capital", do Brigadeiro José Gonçalves Leão, presidente da Junta encarregada pelo Governador da Bahia, em 1809, de propor as obras necessárias para a defesa da península e do recôncavo (in: ACCIOLI. Memórias Históricas da Bahia. Vol. VI. p. 179 e segs).

GARRIDO (1940) segue as informações de SOUZA (1885), atribuindo-lhe planta em formato retangular, localizando-o próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com a função de defesa do Arsenal de Marinha, à época (século XVII) conhecido como "Ribeira das Naus", mas apresentando o ano do levantamento da artilharia como 1808 (Op. cit., p. 89).

BARRETTO (1958) localiza o Baluarte seiscentista no local onde se erguia, à época (1958), a Escola de Aprendizes Marinheiros (Op. cit., p. 166). Identifica o Fortim da Ribeira, ou Forte da Ribeira, defendendo os flancos do Forte do Mar (Forte de São Marcelo), dando-o como guarnecido por um Capitão, um Sargento, dois Tambores e seis soldados, e artilhado com trinta e uma peças de ferro (nove de calibre 24 libras e vinte e duas de 8) (Op. cit., p. 175).

Não confundir este Forte de São Fernando com o Fortim de São Fernando, erguido no século XVIII.



 Related character

Luiz Dias
Portugal
 

 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Bateria da Ribeira
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre a Bateria da Ribeira, que localizava-se no ancoradouro da Ribeira, na cidade baixa de Salvador, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_da_Ribeira

 Print the Related links

Contribution

Updated at 20/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Projeto Fortalezas Multimídia (Camila Guerreiro) (1).


  • Fortim da Ribeira do Góis

  • Forte de São Fernando, Forte da Ribeira

  • Fortin

  • 1549 (AC)


  • Luiz Dias


  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Bahia
    City: Salvador

    Localizado no ancoradouro da Ribeira, ao lado do Arsenal de Marinha, na cidade baixa em Salvador, no litoral do Estado da Bahia.


  • Lat: 12 54' 56''S | Lon: 38 29' 42''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortim da Ribeira do Góis