Reduto de Jaguarão

Jaguarão, Rio Grande do Sul - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O Reduto de Jaguarão, já desaparecido, localizava-se engastado no perímetro de um entrincheiramento (ver Circunvalação de Jaguarão) que envolvia e protegia a antiga Vila de Jaguarão, atual cidade de Jaguarão, no Estado do Rio Grande do Sul.

Nessa época as defesas de Jaguarão eram compostas por um entrincheiramento (Circunvalação de Jaguarão) e por um pequeno reduto (Reduto de Jaguarão) inserido nessa mesma linha contínua de muralhas já existente. As obras projetadas por Deputado do Quartel e Mestre General Alexandre Manoel Albino de Carvalho iriam manter o reduto como estava, refazer e ampliar a circunvalação, e dar início à contrução do novo Forte do Cerrito.

Segundo carta de Albino de Carvalho (encarregado de melhorar as defesas daquela Vila) enviada a Luís Alves de Lima e Silva (Presidente da Província do Rio Grande do Sul e futuro Duque de Caxias), a fortificação, já existente em julho de 1845, consistia “em um Reduto retangular de 133 (29,26 m) sobre 126 (27,72 m) palmos de faces, colocada na parte média do perímetro da Vila, do lado da campanha, em uma circunvalação que se apóia no mesmo Reduto e envolve o povoado” (Arquivo Histórico do Estado do Rio Grande do Sul; Fundo: Obras Públicas; Maços: 2 (1844 a 1847) e 3 (a parir de 1848), apud NEVES, 2009: 06-07).

Nesta mesma carta, Albino de Carvalho informava a respeito da fortificação: “cumpre que desapareça em tempo competente porquanto sua fórmula, construção, e disposição local são o pior possível, todavia mandei conservá-lo por ora, porque vale mais que nada” (apud NEVES, 2009: 07).

Ver também o Forte do Cerrito de Jaguarão.

  • Reduto de Jaguarão


  • Redoubt

  • 1845 (AC)






  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio Grande do Sul
    City: Jaguarão

    Localizava-se engastado no perímetro de um entrincheiramento (ver Circunvalação de Jaguarão) que envolvia e protegia a antiga Vila de Jaguarão, atual cidade de Jaguarão, no Estado do Rio Grande do Sul.


  • Lat: 32 34' 6''S | Lon: 53 22' 40''W





  • Segundo Alexandre Manoel Albino de Carvalho, a construlçao consistia “em um Reduto retangular de 133 (29,26 m) sobre 126 (27,72 m) palmos de faces, colocada na parte média do perímetro da Vila, do lado da campanha, em uma circunvalação que se apóia no mesmo Reduto e envolve o povoado” (Arquivo Histórico do Estado do Rio Grande do Sul; Fundo: Obras Públicas; Maços: 2 (1844 a 1847) e 3 (a parir de 1848), apud NEVES, 2009: 06-07).





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Reduto de Jaguarão