Portas de São Bento

Salvador, Bahia - Brazil

As Portas de São Bento localizavam-se a sudoeste, nas muralhas da cidade (alta) de Salvador, no litoral do atual Estado da Bahia.

Trata-se de uma das portas de acesso à primeira Capital do Brasil, também referida como Trincheiras de São Bento. Citadas por SOUZA (1885), integravam a linha de fortificações erguidas na segunda metade do século XVI, para defesa da cidadela de Salvador. Desmoronaram em 1732, durante o governo do Vice-rei D. Vasco Fernandes César de Menezes (1720-35) (Op. cit., p. 97). GARRIDO (1940) denomina-as como Redutos de São Bento (Op. cit., p. 87).

BARRETTO (1958) denomina-as como Castelo das Portas de São Bento. Inicialmente em faxina e terra, essa defesa complementar foi reconstruída em alvenaria à época do Governo Geral de Diogo Lourenço da Veiga (1578-81). Constituía-se como um hornaveque composto por dois meio-baluartes, compreendendo dependências para o Corpo da Guarda, terrapleno, muralhas e fosso. Estava guarnecido (acreditamos que em meados do século XVIII) por um Tenente, dois Sargentos, 20 soldados e um Tambor, e artilhado por nove peças de bronze (uma de calibre 20 libras, duas de 16, quatro de 12 e duas de 10). O mesmo autor atribui a demolição da estrutura ao governo do Vice-rei D. Fernando José de Portugal e Castro (1801-06) (Op. cit., p. 184).

No contexto da Guerra Holandesa (1630-54), a partir de 1627, na iminência da ofensiva de abr-mai/1638 do Conde Johan Maurits van Nassau-Siegen (1604-79), diante delas e para complemento da sua defesa, foram erguidos os entricheiramentos ou trincheiras de São Pedro, embrião do futuro Forte de São Pedro.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Portas de São Bento
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as Portas de São Bento, que estavam localizadas a sudoeste das muralhas da Cidade Alta de Salvador, altura da atual Praça Castro Alves, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portas_de_S%C3%A3o_Bento

 Print the Related links

Contribution

Updated at 20/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Portas de São Bento

  • Portas de Vila Velha; Trincheiras de São Bento; Redutos de São Bento; Castelo das Portas de São Bento.

  • Fortified Door

  • 1550 (AC)




  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Bahia
    City: Salvador

    Localizavam-se a sudoeste, nas muralhas da cidade (alta) de Salvador, no litoral do atual Estado da Bahia.


  • Lat: 12 58' 32''S | Lon: 38 30' 26''W




  • Estava artilhado por nove peças de bronze (uma de calibre 20 libras, duas de 16, quatro de 12 e duas de 10), conforme BARRETTO (1958:184).

  • Eram constituías inicialmente em faxina e terra.
    Quando de sua reconstrução passou a constituir-se como um hornaveque composto por dois meio-baluartes, compreendendo dependências para o Corpo da Guarda, terrapleno, muralhas e fosso.

  • Forma reconstruías à época do Governo Geral de Diogo Lourenço da Veiga (1578-81).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Portas de São Bento