Reduto de Água de Meninos

Salvador, Bahia - Brazil

O Reduto de Água de Meninos localizava-se na praia entre a cidade baixa e a ponta de Itapagipe, protegendo o ancoradouro e a aguada das embarcações em Água dos Meninos, em Salvador, no litoral do Estado da Bahia.

Estrutura citada por SOUZA (1885), que considera tratar-se de um reduto vizinho ao Forte de Santo Alberto, erguido no início do século XVII, conquistado em abr-mai/1638 pelas tropas holandesas do Conde Johan Maurits van Nassau-Siegen (1604-79), e arrasado em seguida (Op. cit., p. 96). Entretanto, de acordo com BARLÉU (1974), que narrou a ofensiva, as três estruturas ocupadas pelas tropas de Nassau na ocasião, foram o Forte de Santo Alberto, o Fortim de São Filipe, e o Forte de São Bartolomeu, nessa ordem (Op. cit., p. 82).

Pela iconografia de João Teixeira Albernaz, "o velho" (Planta da Restituição da Bahia, 1631. Mapoteca do Itamaraty, Rio de Janeiro), a Água dos Meninos encontra-se defendida pelo Forte de Santiago. Em outra iconografia do mesmo autor (Bahia de Todos os Santos, 1631. Mapoteca do Itamaraty, Rio de Janeiro), é mostrada em detalhe a planta deste Forte de Santiago, em formato circular, com dois baluartes também circulares defendendo o acesso pelo lado de terra, sem estar artilhado.

Esses fatos nos levam a acreditar tratar-se do Fortim de São Tiago e São Filipe citado por BARRETTO (1958). Este, descreve o Fortim de São Tiago e São Felipe como constando de um simples baluarte sob a invocação de São Fernando, guarnecido (possívelmente em meados do século XVIII, acreditamos) por um Capitão e três soldados, e artilhado com peças de ferro (cinco de calibre 24 libras e duas de 8) (Op. cit., p. 175-176). O autor adita ainda que, à época (1958), no local onde existiu o Reduto, erguia-se um Patronato, estabelecimento dedicado à educação de menores carentes (Op. cit., p. 187).

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Reduto de Água de Meninos
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Reduto de Água de Meninos, que localizava-se na praia entre a Cidade Baixa e a ponta de Itapagipe, em Salvador, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reduto_de_%C3%81gua_dos_Meninos

 Print the Related links

Contribution

Updated at 20/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Reduto de Água de Meninos


  • Redoubt

  • 1601 (AC)




  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Bahia
    City: Salvador

    Localizava-se na praia entre a cidade baixa e a ponta de Itapagipe, protegendo o ancoradouro e a aguada das embarcações em Água dos Meninos, em Salvador, no litoral do Estado da Bahia.


  • Lat: 12 57' 30''S | Lon: 38 30' 14''W





  • a planta deste Forte de Santiago, em formato circular, com dois baluartes também circulares defendendo o acesso pelo lado de terra, conforme mostra iconografia de João Teixeira Albernaz, "o velho" (Bahia de Todos os Santos, 1631. Mapoteca do Itamaraty, Rio de Janeiro).





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Reduto de Água de Meninos