Reduto do Rio Vermelho

Salvador, Bahia - Brazil

O Reduto do Rio Vermelho localizava-se na foz do Rio Vermelho, a cerca de 6 Km a norte do centro histórico de Salvador, no litoral do Estado da Bahia. Constituía-se em um fortim (SOUZA, 1885:95) de faxina e terra ("boa e forte alvenaria", cf. GARRIDO, 1940:84), com planta no formato de um polígono irregular, mandado erguer em 1711, no Governo Geral de D. Lourenço de Almada (1710-11), sobre os vestígios de um antigo entrincheiramento, para proteção daquele ancoradouro (Arraial do rio Vermelho) (BARRETTO, 1958:169).

D. João V (1705-50), pela Carta-Régia de 14/set/1722 (1712?) mandou levantar o reduto e trincheira do rio Vermelho, para defender aquela parte da costa do mar (RIGHB, 1896:55). Uma Portaria da época refere-se a "Redutos": "Porquanto convém conservar os redutos, e trincheiras do rio Vermelho na forma em que estão (...)." (Documentos Históricos: Portarias (1715-1718). Vol LIV. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde/Biblioteca Nacional, 1941. p. 231).

Abandonado e em ruínas (1759), será reconstruído em alvenaria de pedra e cal sob a invocação de São Gonçalo (BARRETTO, 1958:169), a partir de 1798 (vide Forte de São Gonçalo), sendo artilhado com seis peças de ferro de calibre 6 e uma de 4.

Figura em projeto de fins do século XVIII como Novo Forte do Rio Vermelho, apresentando o desenho de um polígono irregular com treze canhoneiras e dependências de serviço sobre o terrapleno.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Reduto do rio Vermelho
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Reduto do rio Vermelho, que se localizava na foz do rio Vermelho, a cerca de seis quilômetros ao Norte do centro histórico de Salvador, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reduto_do_rio_Vermelho
Fortes da Bahia
Website Mar da Bahia versando sobre os Fortes de São Marcelo, Santo Antônio da Barra, Santa Maria, São Paulo da Gamboa, São Diogo, São Pedro, Monte Serrat, Santo Alberto, Jequitaia, Rio Vermelho, Santo Antônio Além do Carmo, Barbalho, Paraguassú e Morro de São Paulo, todos localizados no Estado da Bahia.

http://www.mardabahia.com.br/fortes_salv.php
Fortificações de Salvador
Website Mar da Bahia, versando sobre as seguintes fortificações de Salvador, Estado da Bahia: Forte São Marcelo, Forte de Santo Antônio da Barra, Forte de Santa Maria, Forte de São Paulo da Gamboa, Forte de São Diogo, Forte de São Pedro, Forte do Monte Serrat, Forte de Santo Alberto, Forte da Jequitaia, Forte do Rio Vermelho, Forte de Santo Antônio Além do Carmo, Forte do Barbalho, Forte do Paraguassú e Forte do Morro de São Paulo.

http://mardabahia.com.br/fortes_salv.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 20/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Reduto do Rio Vermelho


  • Redoubt

  • 1711 (AC)



  • Lourenço de Almada

  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Bahia
    City: Salvador

    Localizava-se na foz do Rio Vermelho, a cerca de 6 Km a norte do centro histórico de Salvador, no litoral do Estado da Bahia.


  • Lat: 13 0' 46''S | Lon: 38 29' 31''W





  • Constituía-se em um fortim (SOUZA, 1885:95) de faxina e terra ("boa e forte alvenaria", cf. GARRIDO, 1940:84), com planta no formato de um polígono irregular.
    Foi reconstruído, a partir de 1798, em alvenaria de pedra e cal sob a invocação de São Gonçalo (BARRETTO, 1958:169).

  • Foi reconstruído a partir de 1798.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Reduto do Rio Vermelho