Forte do Cacupé

Florianópolis, Santa Catarina - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (3)

Images (3)

O Forte do Cacupé, já desaparecido, ficava localizado no Saco Grande, ao norte da área central da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.

Há pouca informação sobre esta fortificação. Um mapa de cerca de 1777-1778 (ver iconografia nº 4090 nesta página) indica nesse local (com a letra "Z") a existência de um "forte de faxina no alto do morro e caminho para o Ratones", provavelmente para guarnecer o acesso por terra ao Norte da Ilha.

No local funcionou também um posto de observação e comunicação, com a utilização de bandeiras, sinais e telegrafia.

A fala do presidente da Província de Santa Catarina (1851), informa que o Ministério da Guerra, no ano anterior, havia reconstruído o Quartel do Cacupé.

Em 1865, foi guarnecida por 1 cabo e 2 praças da Guarda Nacional, conforme noticiou o jornal "O Despertador" de 7 de fevereiro de 1865 (p.1).

Em fins de 1869, o vice-presidente da província determinava que se fizesse recolher à secretaria militar todas as bandeiras de sinais e a respectiva tabela existente naquela fortificação, designada então explicitamente como "Forte do Cacupé", a qual continuava operando esse tipo de comunicação por sinais em conjunto com as fortalezas de Anhatomirim e Ratones e com o Forte do Morro do Antão (conforme noticiado no jornal "O Despertador" de 25 de janeiro de 1870).

O serviço de comunicação por sinais entre os quatro pontos (Anhatomirim, Ratones, Cacupé e Morro do Antão) continuava ativo ainda em 1887, conforme noticiou o jornal Conservador de 29 de outubro daquele ano.



 

  • Forte do Cacupé


  • Fort







  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Santa Catarina
    City: Florianópolis



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte do Cacupé