José da Gama Lobo Coelho

Portugal

José da Gama Lobo Coelho era filho do anterior Comandante do Regimento (Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina), Coronel Fernando da Gama Lobo Coelho.

Promovido de Capitão de Granadeiros a tenente-Coronel (em 13 de maio de 1789), na vaga de Manuel Nunes Ramalho, reformado na mesma data. José da Gama Lobo Coelho era natural de Olivença, Portugal, onde assentou praça em 1760. Veio para o brasil com o Regimento de Moura, como Alferes de Granadeiros, em 1774, vindo para Santa Catarina. Contava 41 anos de idade e 21 de serviços, percebendo 50$000 por mês. Foi genro do Coronel Manuel Soares Coimbra, seu Comandante, casado com sua filha Maria Joaquina da Conceição (casou em 1792). Almeida Coelho infoma que faleceu no Rio Grande, como Brigadeiro, depois de haver, também, comandado o Regimento de Linha da Ilha de Santa catarina.

A sua promoção a Brigadeiro se verificou a 15 de maio de 1814, segundo as Efemérides de Lucas Alexandre Boiteux. Em 1º de outubro de 1801 foi promovido pelo Principe Regente a Coronel Graduado.

Fonte: Promoções e designações de oficiais para as fortalezas da Ilha de Santa Catarina e para o Regimento de Infantaria de Linha da mesma ilha. Datadas de 13 de maio de 1789. In: As defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil-Colônia (CABRAL, 1972). (Anexo I).

Contribution

Updated at 26/09/2008 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Elisangela).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > José da Gama Lobo Coelho