Manoel Martins do Couto Reis

Brazil

Manoel Martins do Couto Reis nasceu em Santos – São Paulo -, em 1752, verificando praça em 1768 no Regimento de Infantaria da Capitania de São Paulo, onde estudou e foi promovido a tenente.

Como Tenente de Infantaria com exercício de engenheiro, seguiu, em 1774 para a capitania do Rio Grande de São Pedro, incorporando-se às forças do Tenente-General João Henrique Bohm, na luta contra os invasores espanhóis do Rio Grande.

Procedeu depois da guerra – 1774-76 – ao levantamento do território entre a Barra do Rio Grande e a Freguesia do Estreito, assim como o dos capôs de Piratini.

Além de inúmeros outros trabalhos cartográficos no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, elaborou um estudo completo sobre o aproveitamento da Fazenda de Santa Cruz – ver revista do IHGB, Tomo V de 1804.

Em 1786 foi promovido a sargento-mor, ascendeu até o posto de tenente-general graduado – 1819 – faleceu no Rio de Janeiro em 1826.

Fonte: TAVARES, Aurélio de Lyra. A Engenharia militar portuguesa na construção do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Biblioteca do Exército, 2000. 218p.

Contribution

Updated at 26/09/2008 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Gabriel).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Manoel Martins do Couto Reis