Pedro Garcim

France

O engenheiro francês Pedro Garcim, cujo o nome também pode ser grafado como Pedro Garim, era um combatente veterano. Durante sua passagem pelo Brasil esteve presente nas lutas para a expulsão dos holandeses de Pernambuco.

Segundo Mario Mendonça de Oliveira, em sua obra As Fortificações Portuguesas no Brasil, Garcim recebeu a patente de capitão engenheiro de D. João IV em 1654, em função dos seus bons serviços como técnico e pelo seu destemor como combatente. Esta patente foi registrada em Salvador, na administração do Mestre de Campo Francisco Barreto Menezes (1657-1663), isto indica que pelo menos desde 1657 Pedro Garcim estava na Bahia.

Sua competência profissional traduziu-se também num ordenado, que lhe mandou pagar o Governador, de cem cruzados por mês. Esta quantia, por ser muito superior aos padrões vigentes da época, gerou muita polêmica nas provedorias.

Em 1660, Pedro Garcim estava de volta a Portugal, não se sabe, até agora, quem ocupou a sua vaga na Bahia até a nomeação de Antônio Correia Pinto. (OLIVEIRA, 2004: 96-97)

Contribution

Updated at 14/11/2008 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Jaime José S. Silva).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Pedro Garcim