Antônio de Brito Gramacho

Segundo Mário Mendonça de Oliveira, em sua obra As Fortificações Portuguesas no Brasil, Antônio de Brito Gramacho, depois de muitos anos de tentativas frustadas, teve a vez de ingressar nos quadros da engenharia, na qualidade de oficial.

A carreira militar de Gramacho teve início pela artilharia, que era uma atividade militar que exigia preparo científico à semelhança da engenharia.

Tendo entrado na Aula Militar, em 1718, já com alguma experiência, foi nomeado, em caráter provisório, como eram todas as nomeações dos governadores, para a posição de Ajudante de Engenharia, contando com a recomendação da sua eficiência pelo Mestre de Campo Miguel Pereira da Costa. Nesta altura, já tinha atingido a condição de gentil homem da artilharia.

A sua Patente de Ajudante foi confirmada pelo Soberano, em 24 de janeiro de 1720, para ocupar a vaga deixada por Gonçalo da Cunha Lima, que tinha sido promovido a Capitão.
Neste mesmo período morre o lente da Aula de Arquitetura Militar, Gaspar de Abreu, e o Governador Geral pede, através do Conselho Ultramarino, a nomeação de um oficial para preenchimento da vaga deixada, sugerindo o nome de Antônio de Brito Gramacho. Mas, o Conselho Ultramarino, representado pelos Engenheiros da Corte Azevedo Fortes e José da Silva Paes decidem pela não nomeação de Gramacho para o cargo, alegando que, ele tinha uma larga experiência na artilharia e precisava adquirir a mesma na engenheria.

Passaram-se os anos e, finalmente, o Conselho Ultramarino dá despacho favorável à petição de promoção para Antônio de Brito Gramacho, em 28 de março de 1730. Isto quer dizer que ficou como ajudante por onze anos.

A Carta Patente, que lhe dava as prerrogativas e o título de capitão de infantaria com exercício de engenheiro, foi assinada pelo Rei em 3 de agosto de 1731. (OLIVEIRA. 2004: 118-119).

Contribution

Updated at 14/11/2008 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Jaime José S. Silva).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Antônio de Brito Gramacho