John VI of Portugal

Portugal

João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael (Lisboa, 13 de maio de 1767 - Lisboa, 10 de março de 1826), foi monarca da 4.ª Dinastia, 27.º de Portugal. Cognominado "O Clemente", governou numa época particularmente conturbada da História de Portugal.

Biografia

Foi filho de Pedro III e de Maria I de Portugal. Em 1785 desposou Carlota Joaquina de Bourbon com quem teve, entre outros, D. Pedro e D. Miguel.

Exerceu o cargo de Príncipe-Regente desde que a mãe adoeceu (1792) até à morte da mesma (1816), quando subiu ao trono como João VI de Portugal.

A influência da Revolução Francesa (1789) espalhou os seus ideais liberais pela Europa. Portugal foi alvo de três invasões francesas, a primeira das quais obrigou a Corte a retirar para o Brasil (1807), iniciando um período devastador para o país. Tendo a última se verificado em 1811, em 1820 eclodiu no Porto uma revolução de caráter liberal. O objetivo inicial desta revolução era expulsar os oficiais ingleses que comandavam o exército português, proclamar uma Constituição em harmonia com os ideais correntes na Europa, exigir o retorno do soberano ao país e reconduzir o Brasil à anterior condição de colónia.

D. João VI regressou a Portugal em 1821, deixando a Regência do Brasil nas mãos de D. Pedro, seu filho, que se dispusera a governar como rei constitucional. Entretanto, a 7 de Setembro de 1822 deu-se a independência do Brasil e, no dia seguinte, D. João VI, em Portugal, jurou a Constituição. Esta só vigorou até maio de 1823, altura em que se deu o movimento militar anti-liberal, a Vilafrancada, promovido por D. Miguel, segundo filho de D. João VI. Este movimento liderado por D. Miguel tinha como objetivo travar a expansão da ideologia liberal, e lutar por uma política com ideais absolutistas. Derrotado, D. Miguel acabou por ser obrigado ao exílio. Este ato de revolta do filho e o problema da independência do Brasil, afetaram muito a saúde do soberano, que adoeceu gravemente a 4 de março de 1826, vindo a falecer 6 dias depois. Os destinos do reino foram então confiados a um conselho de regência, presidido pela sua filha, a infanta Dona Isabel Maria.

Contribution

Updated at 21/05/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > John VI of Portugal