Luiz Dias

Portugal

Tomé de Souza, como Governador Geral do Brasil, chega à Bahia em 1549, durante o Reinado de D. João III, e vem com a preocupação de estabelecer um lugar protegido contra ataques de corsários e indígenas na cidade de Salvador. O responsável em planejar e executar tal tarefa de defesa e fundação da cidade foi o Mestre de Obras Luiz Dias, que permaneceu na Bahia de 1549 a 1551.

Sobre a vida e a passagem de Luis Dias por Salvador, Mario Mendonça de Oliveira comenta que, Luiz Dias foi auxiliar de Miguel de Arruda, Mestre das Obras dos Muros e Fortalezas, a quem tratava de meu Senhor e Vossa Mercê, na sua correspondência. As traças da nova Cidade Capital [Salvador, Bahia] vieram do Reino e são atribuídas ao seu chefe, que tinha, com muita inteligência, bebido os ensinamentos sobre fortificação do ilustre engenheiro italiano Benedito de Ravena, contratado a serviço de Portugal.

As noticias sobre Luiz Dias são escassas. Souza Viterbo [VITERBO, 1904], sempre fundamentado em documentação original, que, nem por isso, dispensa uma reinterpretação crítica, encontra um papel, datado de 1524, de nomeação de um certo Luiz Dias morador de Çafim [hoje Safim, África], para o cargo de Mestre de Obras da cidade. Considerava ele nas suas afirmativas, que era possível que se tratasse do futuro responsável pela implementação da Cidade de Salvador. Com maior certeza podemos afirmar, que deve ter vivido depois nas vizinhanças da Batalha [Portugal], de onde se deduz tenha-se relacionado com Miguel de Arruda.

O restante da documentação sobre Dias copõe-se de cartas que se conhecem, que escreveu quando esteve em Salvador, dando contas ao Rei e a Miguel de Arruda, seu superior direto, das atividades desenvolvidas na nova terra.

Outros papéis a seu respeito são algumas Provisões e Portarias de Tomé de Souza e do Provedor-mor para executar medições e vistorias nas obras da Cidade. (OLIVEIRA, 2004: 91-92).

Contribution

Updated at 14/11/2008 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Jaime José S. Silva).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Luiz Dias