Leonardo Torriani

Itália

Leonardo Torriani, também grafado como Torriano, Torreano ou Turriano (Cremona, 1559 - Coimbra, 1628), foi um arquiteto e engenheiro militar. Exerceu o cargo de professor de arquitetura e engenharia militar na Aula de Risco do Paço da Ribeira.

Biografia

Serviu a Filipe II de Espanha (1556-1598), tendo nos deixado uma "Descrição e história do reino das ilhas Canárias, antes denominadas de 'As Afortunadas', com o parecer das suas fortificações, por Leonardo Torriani, cremonense" (c. 1588 ou 1590).

Em Portugal, por falecimento de frei Giovanni Vicenzo Casale (O.S.M.), foi encarregue das obras do Forte de São Lourenço do Bugio (1594), do Forte de São Julião da Barra (1597) e, por morte de Filippo Terzi, das obras da Fortaleza de São Filipe de Setúbal (1598), época em que foi nomeado Engenheiro-mor do Reino. Nessa qualidade, elaborou um estudo acerca do abastecimento de água a Lisboa.

No Brasil, no exercício daquele cargo, é-lhe atribuído um projeto para a fortificação da cidade do Salvador, na então Capitania Real da Bahia, datado de 1605.

Deixou um filho, frei João Torriano (O.S.B.), que também seguiu a carreira de engenheiro militar.

Contribuições

Atualizado em 21/02/2020 pelo tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Personagem > Leonardo Torriani