John of Castle

Spain

Juan de Castillo, também referido como João de Castilho (Santander, Espanha, c. 1490 – Tomar, c. 1551), foi um arquiteto espanhol.

Foi um dos introdutores da arte renascentista em Portugal, e um dos principais criadores do Manuelino no país.

Biografia

Estudou na Galiza e em Nápoles, antes de vir para Portugal nos inícios do século XVI. Vários autores consideram que foi em Sevilha que adquiriu o estatuto de mestre-de-obras.

Em 1509 concluiu a sua primeira obra em Portugal, a Capela da Catedral de Braga. Nesta época também executou trabalhos na Igreja da nossa Senhora das Areias, em Barcelos, e em Coimbra. Em 1511 realiza obras em Vila do Conde, de seguida passou para a Sé de Viseu, que concluiu em 1513.

Cerca de 1515 foi nomeado por Manuel I de Portugal (1495-1521) para efetuar diversas obras “manuelinas” no Convento de Cristo, em Tomar. Finalizada essa empreitada, começou a desfrutar de grande prestígio e fama, de tal modo que foi nomeado pelo soberano para realizar as obras do Mosteiro dos Jerónimos. Por volta de 1519 o soberano confiou-lhe a construção da Sacristia Nova e da Biblioteca do Mosteiro de Alcobaça.

Sob o reinado de João III de Portugal (1521-1557) continuou a desenvolver uma intensa atividade no país, nomeadamente em Santa Maria de Belém, Freixo de Espada à Cinta, Arronches, Marvila, Santarém, Braga, Porto, e Vila Nova da Barquinha, entre outras. Em 1528 foi incumbido de dirigir as obras no Mosteiro da Batalha sucedendo a Mateus Fernandes (II), que falecera.

Em 1542 foi para Arzila e Mazagão, no Marrocos, onde trabalhou em fortificações.

Juan de Castillo destacou-se não apenas na arquitetura religiosa mas também na arquitetura militar e civil. Segundo Alberto Luna é o único arquiteto com obra realizada em cinco monumentos declarados Património da Humanidade pela UNESCO.

Principais trabalhos

- abóbada do coro da Sé de Viseu;

- o portal sul da igreja do Convento de Cristo, em Tomar (c. 1515);

- as abóbadas e o claustro do Mosteiro de Belém (entre 1517-1522 e em parceria com seu irmão Diogo);

- o portal principal, o coro e a sala do Capítulo no Convento de Cristo em Tomar (c. 1519);

- as varandas renascentistas das Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, cujas obras superintendeu a partir de 1528.

Contribution

Updated at 14/07/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > John of Castle