Simão Falónio

Portugal

Simão Falónio (S.J.) (1???-1642) foi um religioso e professor de Matemática português.

Biografia

O padre Simão Falónio lecionou a cadeira de Astronomia na "Aula de Esfera" do Colégio da Companhia de Jesus de Santo Antão, em Lisboa, entre c. 1635 e 1642, dirigindo o curso do ano de 1638. Este colégio foi considerado como a mais importante instituição de ensino científico do país até ao século XVIII.

No contexto da Guerra da Restauração (1640-1668) em 1641 foi-lhe atribuída a tarefa de reconhecer e desenhar as fortificações necessárias a Setúbal, Arrábida e Sesimbra, tendo sido nomeado por João IV de Portugal (1640-1656) como "Engenheiro-mor do Reino".

É autor da obra "Compendio spiculativo das spheras arteficial, soblunar & celeste / composto em 3 tratados pello P. M. Simão Fallonio da Comp.ª d Jhs. em o Collegio de S.to Antão. – 1639".

As lições dos mestres de Santo Antão eram transcritas e compiladas, circulando as cópias entre os alunos do Colégio. Nelas baseiam-se ainda:

- "Materias mathematicas nas quaes se contem: Astronometria, Astrologia e Outronometria [sic] / Dictadas pelo R. P. M. Symao Falonio ; Escriptas por Anto. de Melo. – [ca 1638]".

- "Astrologia judiciaria / composta pello padre Simão Fallonio, mestre da matematica no colegio da Companhia de Jhs de Santo Antão ; escrita por Manuel da Costa. – Anno de 1640".

Contribution

Updated at 23/06/2014 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Simão Falónio